Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia retoma ciclo de palestras

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), retoma seu ciclo de palestras no dia 24/3, às 10h (horário/Manaus). As atividades do ano de 2023 terão início com a palestra: “O processo de produção de sínteses científicas para grandes problemas sistêmicos atuais: as Trajetórias bio-sócio-econômicas na Amazônia” a ser ministrada por Claudia T. Codeço, pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (PROCC/Fiocruz) e, Ana Rorato Vitor, colaboradora no Laboratório de investigações em Sistemas Socioambientais (LiSS) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciai (INPE).

A apresentação ocorrerá em formato on-line e, os interessados podem acessar o evento, através da plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/84441165296?pwd=eFJHRVRiMU4wSlJQUlc1dXp6ZXpPQT09 utilizando o ID (844 4116 5296) e senha (135552).

De acordo com Cláudia Codeço, os problemas complexos atuais demandam trocas cada vez maiores de saberes. São desafios postos pelas mudanças climáticas, perda de biodiversidade, vulnerabilidade social, pandemias, poluição, dentre outros. “Nesse seminário, vamos debater como lidar com essas questões a partir de projetos de Síntese Científica. Vamos exemplificar com a experiência do projeto Trajetórias (Sinbiose-CNPq), que articula saúde-ambiente-economia na Amazônia”, explica.

O objetivo geral do projeto Trajetórias é fornecer uma estrutura para o debate conjunto das dimensões econômica, ambiental e de saúde, buscando contribuir para o entendimento dos fatores que impactam a biodiversidade e a saúde humana na região. Para isso, o projeto produziu o dataset “Trajetorias” para monitoramento de saúde e ambiente, vinculado às trajetórias rurais tecnoprodutivas, que mediam a relação do homem com o meio ambiente.

A primeira edição terá como moderadora, a Vice-Diretora de Pesquisa e Inovação do ILMD/Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, que demonstrou entusiasmo pelo retorno das atividades. “É com grande prazer que a gente retoma as sessões do Centro de Estudos em 2023, ainda nesse formato on-line, que nos propicia as falas e palestras de diferentes pessoas. Nessa abertura, teremos o prazer de receber duas pesquisadoras que atuaram e foram desenvolvedoras do projeto Trajetórias, do edital Sinbiose do CNPq, no qual eles reuniram diferentes abordagens e, pesquisadores de diferentes áreas, para através dessa integração de diferentes saberes, podermos olhar e produzir uma base de dados que permita o desenvolvimento e a compreensão do que está acontecendo na Amazônia, em especial como pesquisadoras da Fiocruz, no que tange a saúde dessa população”, destaca.

SOBRE AS PALESTRANTES

Cláudia é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestra em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutora em Quantitative Biology – University of Texas at Arlington e possui pós-doutorado em Epidemiologia Teórica – Instituto Gulbenkian de Ciência. Atualmente é pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz, no Programa de Computação Científica (PROCC). Atua como docente na Pós Graduação de Epidemiologia em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e na Medicina Tropical (IOC/Fiocruz).

Possui experiência na área de Dinâmica de Populações, com ênfase em Modelagem Matemática de Dinâmica de Doenças Transmissíveis, atuando principalmente nos seguintes temas: ecoepidemiologia de doenças transmitidas por vetores, biomatemática, dinâmica de processos transmissíveis e ecologia populacional de vetores, modelagem aplicada à vigilância. Coordenadora do Infodengue.

Ana Rorato é Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas, mestra em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná, doutora em Ciência do Sistema Terrestre (CST) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, onde desenvolveu uma avaliação da vulnerabilidade ambiental das Terras Indígenas da Amazônia brasileira.

Atua nas seguintes áreas do conhecimento: ecologia, conservação ambiental, análise de mudanças no uso e cobertura da terra, avaliação de ameaças ambientais em Terras Indígenas da Amazônia, criação de indicadores socioambientais e de vulnerabilidade, avaliação da aplicação de políticas públicas e ambientais na Amazônia, uso de dados de sensoriamento remoto e geotecnologias.

SOBRE O CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

Nesta temporada, as palestras passam a ser moderadas pelos laboratórios de pesquisa da Instituição. A todo, 16 sessões devem ocorrer durante o ano de 2023, comtemplando as áreas de biodiversidade e sociodiversidade.