Fiocruz Amazônia participa de livro sobre riscos sanitários da atualidade

O epidemiologista Jesem Orellana, chefe do Laboratório de Modelagem em Estatística, Geoprocessamento e Epidemiologia (LEGEPI), da Fiocruz Amazônia, assina capítulo do livro “Sociedade de Riscos Sanitários”, em colaboração com as Professoras Yana Miranda Borges (IFAM) e Lihsieh Marrero (UEA). A obra é da Editora CRV e foi lançada na última segunda-feira, 13/03, tendo Professores da Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Amapá, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Fundação Oswaldo Cruz como organizadores. O livro reúne textos de variadas especialidades, brindando o leitor com reflexões críticas sobre as ameaças de sociedades de risco, pautadas em modelos de desenvolvimento econômico que ignoram as consequências do uso predatório de recursos naturais, da ocupação desordenada do espaço geográfico, bem como das excludentes políticas de saúde. Em seu capítulo, o epidemiologista destaca os efeitos devastadores dos cerca de três anos de epidemia de Covid-19 e da negligência sanitária no Brasil.

No capítulo, intitulado “Negligência Sanitária, Negacionismo, Subnotificação de Mortes por Covid-19 e Riscos à Saúde Comunitária na Pandemia”, Orellana ressalta que milhares das mortes ocorridas no Brasil, em especial no Amazonas, poderiam ter sido evitadas e muitas até hoje não foram oficialmente contadas, especialmente entre os mais vulneráveis, como àqueles com pior condição socioeconômica, por exemplo. Em sua opinião, “apesar da repercussão e desgaste do Governo Bolsonaro na pandemia, fica cada vez mais claro que muita gente tinha interesse que Manaus se tornasse um ‘laboratório a céu aberto’, terreno fértil para toda sorte de insanidades com medicamentos ineficazes, incluindo seu criminoso uso ambulatorial e hospitalar, grosseiras e inverídicas interpretações da ‘imunidade de rebanho’ ou da covarde campanha contra o distanciamento físico, uso de máscaras ou pior, contra as vacinas, aparente solução da pandemia”.

O autor narra também a dramática e letal experiência amazonense na pandemia de Covid-19. “Nenhum condenado rigorosamente no estado do Amazonas e Manaus e, menos ainda, no Ministério da Saúde. Nenhum memorial às vítimas das sequenciais tragédias e milhares de sequelados ou pessoas que perderam suas vidas por outras doenças/problemas de saúde, agravados pelo caos na saúde e seus residuais efeitos até os dias atuais. Não ficarei surpreso se, daqui a algumas décadas, esses registros forem ‘resgatados’ para contarem nossa sórdida realidade, em tempos de negacionismo, cinismo extremo e impunidade de mais alto grau”, afirma.

O livro está sendo lançado em modo digital, sem custos e a versão digital da obra pode ser baixada no endereço eletrônico: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/37703-sociedade-de-riscos-sanitarios 

Fotos: Ingrid Anne / ILMD Fiocruz Amazônia