Fiocruz Amazônia realiza evento de acolhida para novos alunos do Programa de Iniciação Científica

Marcando o início das atividades dos novos integrantes do Programa de Iniciação Científica (PIC) o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realiza na próxima segunda-feira 29/8, o tradicional evento de acolhida dos novos integrantes do programa. A palestra de abertura “Divulgação Científica nas redes sociais”, será ministrada por Mellanie Fontes Dutra da Silva, professora da Escola de Saúde da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos).

Confira a Programação

O evento que ocorrerá de forma virtual, terá mesa de abertura composta por Adele Schwartz Benzaken (Diretora – ILMD/Fiocruz Amazônia); Stefanie Costa Pinto Lopes (Vice-Diretora de Pesquisa e Inovação); Rosana Cristina Pereira Parente (Vice-Diretora Ensino, Informação e Comunicação) e, Priscila Aquino (Coordenadora do PIC). Para participar, acesse a plataforma Zoom, através do link: https://us06web.zoom.us/j/83598889915?pwd=WkRHbVRBTXB5bWZiRERJT1B6YnZhUT09 , utilizando (ID da reunião: 835 9888 9915) e (Senha de acesso: 399801).

SOBRE A PALESTRANTE

Mellanie é graduada em Biomedicina, com as habilitações em Bioquímica e Análises Clínicas. Mestre e Doutora em Neurociências (UFRGS), com Pós-Doutorado em Bioquímica. Atualmente, é professora da Escola de Saúde da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), para os cursos de Medicina, Biomedicina e Engenharia Biomédica. Tem experiência em neurodesenvolvimento e seus transtornos, com atuação no campo de pesquisa desde 2010. Trabalhou no Laboratório de Plasticidade NeuroGlial (PNG), situado no Grupo de Estudo Translacional do Transtorno do Espectro do Autismo (GETTEA), assim como no Autism Well-Being Awareness and Research Development Institute (A.W.A.R.D. Institute), tendo como foco a pesquisa sobre os transtornos do espectro do autismo (TEA).

Entre os trabalhos realizados, destaca-se a análise morfológica de neurônios GABAérgicos e a ontogenia desse sistema em regiões sensoriais importantes para o TEA, bem como os aspectos neuroimunes envolvidos na etiologia e na fisiopatologia desse transtorno, utilizando um modelo animal de autismo por exposição pré-natal ao ácido valproico.

No campo da Divulgação Científica, foi uma das principais vozes da ciência no twitter, em 2020 e 2021 (IBPAD/SciencePulse). É organizadora do Pint of Science de Porto Alegre, que tem o objetivo de divulgar e popularizar a ciência. É idealizadora e coordenadora da Rede Análise (@redeanalise no twitter), membri da União Pró-Vacina (@upvacina no twitter) e da rede #TodosPelasVacinas (www.todospelasvacinas.info). Durante o ano de 2021, participou como membro do grupo InfoVid e como guia da equipe Halo, uma iniciativa global que faz parte do projeto Verificado das Nações Unidas.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A iniciação científica é um instrumento de formação de recursos humanos que permite colocar o estudante de graduação em contato direto com as atividades de pesquisa e o pensar científico, despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.

Sobre a iniciação científica no ILMD/Fiocruz Amazônia, CLIQUE.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento