Estratégias de qualificação e novas metodologias sobre saúde pública na Amazônia são temas de evento gratuito

Com o tema “Contribuições da pós-graduação na superação dos desafios em saúde pública na Amazônia”, o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realizará o IV Encontro da Pós-Graduação e o II Encontro dos Programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva no Amazonas. O evento acontecerá de 13 a 16 de setembro, das 9h às 17h, com inscrição gratuita e a participação de 35 pesquisadores renomados nacionalmente. A inscrição pode ser feita neste link: https://abre.ai/eVpR .

O encontro é aberto ao público em geral, porém possui assuntos de grande interesse para pesquisadores, alunos de pós-graduação e de iniciação científica, além de profissionais da saúde e de áreas afins. Os eventos visam discutir os avanços científicos e propor intervenções na saúde pública da região amazônica. Além disso, haverá a entrega de certificados de horas pela participação nos eventos.

Nos quatro dias de eventos acontecerão palestras, rodas de conversas, mesas de debate, atividades culturais e apresentações de trabalhos científicos. Além disso, os espectadores poderão interagir, ao enviar suas mensagens no chat do canal ILMD Fiocruz Amazônia [www.youtube.com/user/fiocruzamazonia], que transmitirá os eventos em tempo real no YouTube.

PROGRAMAÇÃO DO IV ENCONTRO

Uma das novidades deste ano é a realização do pré-evento no dia 12 de setembro, abordando o tema “Atividades Pré-evento: Estratégias para a qualificação da pós-graduação”.

A primeira palestra “Metodologias ativas no processo formativo discente na pós-graduação”, marcada para às 9h, terá a participação da psicopedagoga e diretora do Inova Práticas Educacionais (IPE), Denia Falcão de Bittencourt, além do professor e pesquisador de educação da Universidade de São Paulo (USP), José Manuel Moran Costas.

A partir das 14h, o público poderá conferir o painel “Autoavaliação e planejamento estratégico dos programas de pós-graduação”, apresentado por Denise Balarine Cavalheiro Leite, avaliadora ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O IV Encontro da Pós-Graduação inicia na terça-feira, 13 de setembro, das 9h às 9h50, com uma mesa de debate que terá a participação de cinco pesquisadores. Entre eles, o coordenador do evento, Dr. Fernando José Herkrath.

Das 10h às 11h30, acontecerá o debate sobre “A importância da popularização e da divulgação científica”.  Das 14h às 16h, entra a roda de conversa “Prioridades de pesquisa para as políticas públicas de saúde”.

No segundo dia, 14 de setembro, das 9h às 11h30, a programação começa com a sessão “Uso de tecnologias e metodologias emergentes em pesquisa científica”. A partir das 14h, acontece a segunda roda de conversa: “Estudos com populações das regiões de fronteira”.

O terceiro dia, 15 de setembro, inicia com a sessão “Pesquisas envolvendo saúde de populações amazônicas, conhecimento tradicional, ambiente e biodiversidade”, e, das 14h às 16h, o público confere a roda de conversa “Desafios para o controle dos agravos em saúde na região Norte”.

Encerrando o IV Encontro, no dia 16 de setembro, das 9h às 11h30, a instituição promove a terceira sessão temática: “Lições aprendidas com a pandemia de COVID-19”. Já às 15h, a palestra “A contribuição da pós-graduação em saúde pública/saúde coletiva para a consolidação do SUS” entra em cena. Além disso, às 16h, o público confere a última mesa de debates, com a premiação dos trabalhos científicos e uma apresentação cultural. A programação completa dos dois eventos está disponível no site: https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/jcientificailmd/programaaao/6516