Centro de Estudos vai abordar pesquisa aplicada ao monitoramento da qualidade de vida de pessoas vivendo com HIV/Aids no Amazonas

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 24/6, às 10h (horário/Manaus), a palestra: “Pesquisa aplicada ao monitoramento da qualidade de vida de pessoas vivendo com HIV/Aids no Amazonas: Estratégias de um grupo incipiente”, a ser ministrada por Yury Oliveira Chaves, pesquisador no laboratório de Diagnóstico e Controle e Doenças Infecciosas da Amazônia (DCDIA/ ILMD Fiocruz Amazônia)

A palestra irá apresentar um dos seguimentos de pesquisas do Laboratório de Diagnóstico e Controle de Doenças Infecciosas da Amazônia, coordenado pelo Dr. Paulo Nogueira, que desde 2018, vem desenvolvendo pesquisas voltadas ao contexto HIV/Aids, na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado. A apresentação destacará ainda a importância da composição dinâmica de grupos de pesquisa, na elaboração de estudos de acompanhamento de PVHA, como uma ferramenta para o monitoramento da qualidade de vida dessas populações.

A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/82535185415?pwd=ejlmV0luK3Y2ZGhReFh6SVRJS2p6QT09

através do (ID: 825 3518 5415) e (Senha de acesso: 800149)

SOBRE O PALESTRANTE

Yuri é licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA),  mestre em Imunologia Básica e Aplicada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Doutor em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Desde de 2013, atua como responsável técnico em Citometria de Fluxo (RPT08J) pela Plataformas Tecnológicas do Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde (PDTIS) Fiocruz, realizando serviços de analises em citometria de fluxo, consultoria experimental, treinamento técnico em citometria de fluxo envolvendo imunologia e biotecnologia além de acompanhar e gerenciar processos operacionais e administrativos no Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia)

O pesquisador integra o quadro de pesquisadores no laboratório de Diagnóstico e Controle e Doenças Infecciosas da Amazônia (DCDIA), e desenvolve projetos nas seguintes áreas: malária, Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, resposta imune celular, Biologia celular e molecular, cultivo celular e ELISA, diversidade genética do HIV-1 e mutações de resistência.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento