Centro de Estudos abordará reflexos da pandemia de Covid-19 na vida de mulheres negras e indígenas

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 22/4, às 10h (horário/Manaus), a palestra: “O Estado brasileiro e sua agenda necropolítica em relação as mulheres negras e indígenas na pandemia da Covid-19”, a ser ministrada por Elaine Ferreira do Nascimento, Pesquisadora e Coordenadora Adjunta da Fiocruz Piauí.

A pesquisadora abordará durante sua apresentação, discussões que apontam para “uma sociedade marcada historicamente por um contexto estrutural colonialista que atravessa gerações, e que tem, portanto em um cenário contemporâneo de pandemia da Covid-19, reflexos agonizantes em determinados grupos de forma violenta, que são as mulheres negras e indígenas”, explica Elaine.

A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/89537927742?pwd=Y1ZMd1dCaVJFZ3VaOEJESmlPc3M0UT09 (ID da Reunião: 895 3792 7742) e (Senha de acesso: 138746)

SOBRE O PALESTRANTE

Elaine é Pesquisadora e Coordenadora Adjunta da Fiocruz Piauí. Possui Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado e Dourado em Ciências pelo Instituto Fernandes Figueira/ (Fiocruz).

Tem experiência em pesquisa na área de Saúde Pública, com ênfase em Ciências Sociais Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, violência contra a mulher e feminicídio, sexualidades masculinas, serviço social, juventude, políticas públicas, questão racial, mortalidade materno-infantil, avaliação de serviços de saúde, doenças negligenciadas, saúde e violência da população LGBTQI+, determinantes sociais de saúde, Infecções Sexualmente Transmissíveis.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia
Imagem: Mackesy Nascimento