Especialização em gestão de organizações de saúde forma nova turma em Maués

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), no âmbito do  Programa QualificaSUS, formou a primeira turma do Curso de Especialização Gestão das Organizações Públicas de Saúde no município de Maués. O curso foi realizado por meio de parceira firmada com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas- Cosems/AM, tendo um total de 34 formandos. O projeto percorre os 62 municípios do Amazonas com atualização para ACS e ACE FIOCRUZ-Amazônia, e especialização em Maués, Itacoatiara, Tefé, Tabatinga, Manaus e Manacapuru.

A solenidade de formatura contou com a presença da vice-diretora de Ensino do ILMD/Fiocruz Amazônia, Rosana Parente, que destacou a importância da especialização para a qualificação da gestão da saúde em todo o Estado. O curso é destinado a profissionais com nível superior da rede de saúde pública dos municípios. O objetivo é promover o aperfeiçoamento do processo de gestão, planejamento e orçamento público dos sistemas e serviços de saúde em qualquer nível de organização, com carga horária total de 400 horas.

Aos egressos é concedido o título de Especialista em Gestão das Organizações Públicas de Saúde. Os participantes devem ter nível superior e desempenhar suas funções e/ou atividades na área de gestão da Atenção Básica.