Fiocruz lança chamada interna de permanência aos estudantes de pós-graduação de baixa renda

Com o objetivo de promover a permanência dos estudantes de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social, em seus programas de pós-graduação, a Fiocruz lançou o edital de Auxílio à Permanência do Estudante na Pós-Graduação – Chamada Interna – APE-PG Nº 01/2022. A iniciativa da Presidência da Fundação, por intermédio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), é voltada a alunos de mestrado e doutorado acadêmicos e visa favorecer a continuidade de seus estudos e desempenho acadêmico, contribuindo para a redução das desigualdades na educação de pós-graduação e na ciência. As inscrições vão de 18 a 29 de abril!

Conheça a chamada interna!

+ Confira retificação da chamada sobre distância/localidade de residência dos alunos e também sobre dados bancários

O APE-PG destina-se a estudantes com matrícula ativa na Fiocruz e dedicação exclusiva a cursos de pós-graduação Stricto sensu, modalidade mestrado e doutorado acadêmicos, e com renda familiar per capita mensal inferior ou igual a dois salários-mínimos (valor do salário nacional), inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto Nº 6.135, de 26 de junho de 2007; ou para os que se forem membros de família de baixa renda, também nos termos do mesmo Decreto, em condição de vulnerabilidade social que prejudique o desenvolvimento das atividades acadêmicas no curso da Fiocruz em que está matriculado.

A coordenadora-geral de Educação da Fiocruz, Cristina Guilam, descreveu que o auxilio permanência foi pensado a partir de discussões sobre a Política de Apoio ao Estudante. Segundo ela, “a Fiocruz está comprometida com a reduçao das desigualdades sociais e esse compromisso assume materialidade na adoção de ações afirmativas, no investimento em bolsas – ainda que não sejamos uma agência de fomento – e, neste momento, na criação deste auxilio, cujo objetivo é apoiar alunos em situação de vulnerabilidade para que possam concluir seus estudos com êxito”, explicou Cristina Guilam.

Vagas e inscrições

Poderão ser atendidos nesta chamada até 375 estudantes matriculados em cursos de mestrado e doutorado dos Programas de Pós-Graduação acadêmicos stricto sensu da Fiocruz que atendam os critérios estabelecidos. Além disso, o recebimento do APE-PG ocorrerá por 12 meses consecutivos, enquanto o estudante estiver em situação de matrícula ativa e dentro dos prazos regimentais de conclusão do curso em questão, com duração máxima equivalente ao período do curso: até o 24º mês para o mestrado e até o 48º mês para o doutorado.

O auxílio deve ser renovado a cada 12 meses de recebimento, a partir da confirmação das condições de elegibilidade para sua manutenção.

As inscrições acontecerão de 18 a 29 de abril e serão homologadas por cada programa de pós-graduação. O resultado será informado no Portal do Campus Virtual da Fiocruz, de acordo com o calendário previsto na Chamada Pública.

O estudante que tiver dificuldade de realizar sua inscrição no processo seletivo por meio remoto, deve procurar a Secretaria Acadêmica do curso para realizar inscrição na unidade na qual está matriculado.