Webinar irá discutir desinformação gerada por fakenews sobre Vacinas, HIV e Covid-19

Passado o período crítico da pandemia de Covid-19, a comunidade científica brasileira faz um alerta para o risco do agravamento da epidemia causada pelo vírus HIV/Aids. E não é para menos: nos últimos dois anos, milhares de pessoas soropositivas deixaram de buscar tratamento nos ambulatórios especializados, temendo a contaminação pelo novo coronavírus.

Além disso, se viram envoltas numa perigosa rede de fakenews, associando terapias de tratamento e vacinas da Covid-19 à Síndrome da Imunodeficiência Adquirída (Aids). Para discutir os efeitos danosos da desinformação gerada pelas falsas notícias no atual contexto, o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo realizará o webinar “Entre o Fato e o Fake: Vacinas, HIV e Covid-19”.

O debate reunirá estudiosos especialistas em HIV Aids, no Brasil, e terá transmissão ao vivo pelo site www.iea.usp.br/aovivo , na próxima quarta-feira, 17/11, a partir das 14h (horário Brasília). Participarão como expositores a médica sanitarista Adele Benzaken, diretora do Insituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e ex-coordenadora do Programa de DST/Aids do Ministério da Saúde, juntamente com o coordenador do Programa Estadual de Aids de São Paulo, o médico Arthur Olhovetchi Kalichman, a epidemiologista Mariza Vono Tancredi, do Centro de Referência e Treinamento DST Aids, e a professora titular no Departamento de Psicologia Social da USP, Vera Paiva, que atuará como moderadora.

Para Adele Bezaken, a discussão é apropriada e oportuna para este momento. “O momento deve ser de retomada do Programa Brasileiro de HIV/Aids, referência mundial na implementação de políticas públicas para HIV/Aids, e com ele o complexo mosaico da mandala da prevenção combinada, com campanhas informativas colocadas à disposição da população. As fakenews têm um efeito devastador e podem comprometer todo um trabalho eficiente desenvolvido ao longo de décadas”, pontuou a cientista amazonense.