Inscrições para mestrado em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro ocorrem até 12 de novembro
O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) está com inscrições abertas para o processo de seleção pública (Chamada Nº 012/2021) para ingresso no Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro. As inscrições no processo seletivo para o curso de mestrado encerram dia 12 de novembro. O cronograma com todos as etapas da seleção está no anexo I do edital.
Acesse o edital AQUI, ou em https://www.sigass.fiocruz.br/pub/inscricao.do?codP=127
Estão sendo oferecidas 9 vagas para ingresso no curso. As vagas estão distribuídas nas seguintes linhas de pesquisa: Linha 1- Eco epidemiologia das doenças transmissíveis; e Linha 2 – Bioquímica, biologia celular e molecular de patógenos e seus vetores.
O processo de seleção será realizado em 4 etapas, sendo: 1ª Etapa: Homologação das inscrições; 2ª Etapa: Prova Escrita; 3ª Etapa: Prova oral (Projeto de Pesquisa e Entrevista); 4 a Etapa: Análise de currículo. Todas as etapas serão realizadas de maneira online devido à pandemia por COVID-19.
As etapas 2 a 3 são eliminatórias sendo a nota de aprovação 6,0 (seis). A 4a etapa é classificatória.
SOBRE O PPGBIO-Interação
O Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro é curso strictu sensu que tem como essência a dinâmica de transmissão das doenças e as interações moleculares e celulares da relação patógeno-hospedeiro no âmbito da maior biodiversidade mundial.
O PPGBIO-Interação se enquadra na grande área em Parasitologia devido a pesquisa e ensino terem ênfase na eco-epidemiologia e biodiversidade de micro-organismos e vetores; fatores de virulência, mecanismos fisiopatológicos e imunológicos associados na interação parasito-hospedeiro.
Estes diversos aspectos são os principais delineadores para escolha da área de concentração da Ciências Biológicas III, por esta ser uma área multidisciplinar e baseada no eixo bioquímica, genética, biológico, celular e molecular. Os alunos recebem uma formação em áreas estratégicas por sua importância e que precisam ser desenvolvidas no Estado.