Fiocruz publica nota em defesa da ciência e de pesquisadores

NOTA DE DEFESA DA CIÊNCIA E DOS PESQUISADORES DA FIOCRUZ

A Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vem a público manifestar seu apoio aos pesquisadores da Fiocruz Amazônia Marcus Vinícius Lacerda e Adele Schwartz Benzaken, que também ocupa o cargo de diretora da unidade da Fiocruz no estado.

Os pesquisadores foram condecorados com o título de grão-cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, nesta semana (3/11), por meio de decreto assinado pelo Governo e publicado no Diário Oficial da União, mas tiveram seus títulos revogados nesta sexta-feira (5/11).

Os pesquisadores da Fiocruz haviam sido indicados à condecoração por uma comissão técnica, formada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), por suas valiosas contribuições à ciência brasileira. Marcus Lacerda foi um dos responsáveis pela pesquisa no Amazonas que apresentou evidências sobre a não eficácia do uso da cloroquina no tratamento de pacientes graves com Covid-19. A pesquisa contou com mais de 70 pesquisadores, estudantes de pós-graduação e colaboradores de instituições com tradição em pesquisa, como Fiocruz, Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, Universidade do Estado do Amazonas e Universidade de São Paulo.

Antes de ocupar a direção da Fiocruz Amazônia, Adele Benzaken foi, durante cinco anos, diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, tendo tido enormes contribuições na formulação de políticas públicas para a área.

A instituição vem atuando em diversas frentes, com destaque para o enfrentamento da pandemia no país, e entende que todos os resultados alcançados até esse momento são fruto do incansável trabalho de seus pesquisadores na busca de evidências científicas e respostas e soluções aos problemas de saúde pública que o Brasil enfrenta.

A Fundação apoia incondicionalmente a ciência e seu corpo de pesquisadores e reafirma seu compromisso com a missão de produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados para o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira.

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)