Unidades da Fiocruz no Amazonas e Rondônia traçam ações de cooperação Institucional

Com o intuito de discutir e intensificar ações estratégicas de cooperação entre as unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na Amazônia, nas áreas de ensino, gestão e pesquisa, a diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Adele Schwartz Benzaken, recebeu na última semana, na sede do instituto, a visita do coordenador da Fiocruz Rondônia, Jansen Fernandes Medeiros.

Além dos gestores das duas Unidades, participaram da reunião, os pesquisadores Stefanie Lopes, Diretora substituta do Instituto e Felipe Naveca, Vice-Diretor de Pesquisa e Inovação da Fiocruz Amazônia. No período da manhã, o Diretor da Fiocruz Rondônia reuniu-se com o Vice-Diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Carlos Carvalho, para o discutir o desenvolvimento de ações conjuntas em infraestrutura, compras, transporte e logística.

“A visita do Dr. Jansen tem a finalidade de estreitar as relações com a Fiocruz Amazônia. Várias atividades já são feitas de forma conjunta entre as duas Unidades. Entretanto, pensando no futuro próximo, no pós-pandemia, temos o objetivo de reafirmar nosso nome. Precisamos trabalhar mais com outros Estados, outras instituições de pesquisa e ensino que atuam na região”, explicou Adele Benzaken.

Visando aproximar as iniciativas desenvolvidas no campo do ensino, os gestores reafirmaram a necessidade de criação de cursos que possam envolver pesquisadores das duas unidades. “Conversamos sobre a possibilidade de desenvolvermos programas de pós-graduação em conjunto, na formação de recursos humanos, com a participação de professores do escritório de Rondônia, juntamente com o ILMD. Hoje já existem algumas colaborações pontuais, mas a ideia é que possamos ampliar essas colaborações em capacitação de forma mais consistente”, destacou Jansen Medeiros.

Na oportunidade, os pesquisadores discutiram meios para delimitar as demandas de cooperação entre as instituições. Entre as ações definidas na reunião, está a realização de um seminário entre instituições de ensino e pesquisa da Amazônia. A atividade está prevista para acontecer no início de 2022.

“A ideia é termos no ano que vem, um grande seminário, onde serão convidadas instituições de pesquisa e ensino dos outros estados. Esse seminário será coordenado de forma conjunta pelo escritório de Rondônia e por nós da Fiocruz Amazônia”, revelou Adele Benzaken.

Para Jansen o evento possibilitará a criação de um vínculo maior entre pesquisadores, projetos, pesquisas, e ações convergentes entre as instituições. “O seminário será excelente, pois iremos identificar possíveis demandas que já existem e são convergentes. O seminário vai nos ajudar a criar um vínculo mais forte entre os pesquisadores das duas Instituições, para desenvolver projetos, orientar alunos, criar ações estratégicas para a região, envolvendo as duas Unidades. A ideia é que a gente consiga congregar várias instituições da Amazônia, avaliou.

IX CONGRESSO INTERNO DA FIOCRUZ

Nesta quarta-feira, 20/10, Adele Benzaken e Jansen Medeiros participaram, de um encontro com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade. O evento que faz parte do movimento preparatório para o “IX Congresso Interno da Fiocruz”, ocorreu na sede da Fiocruz Amazônia, em Manaus.

Durante o evento, Nísia destacou a relevância da integração entre as unidades para o fortalecimento das ações da Fiocruz na região, especialmente nos campos da pesquisa e do ensino. “Esse fortalecimento é fundamental, pois nas duas unidades nós temos competências científicas, relação com a sociedade local, programas de formação de educação e, pensarmos em uma atuação mais integrada na Amazônia, desenvolvendo esse trabalho conjunto é essencial”, avaliou.

Em entrevista, Nísia pontuou que a cooperação é promissora e poderá beneficiar o protagonismo das instituições. “Nós estamos pensando num edital específico, o Inova Amazônia e, ter esse protagonismo da Instituições vai contribuir para um bom desenho dessa iniciativa, como também para maior inserção, cada vez mais qualificada da Fiocruz na Amazônia”, concluiu.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo
Foto: Eduardo Gomes