Congresso Interno foi tema de encontro na Fiocruz Amazônia

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) recebeu nesta quarta-feira, 20/10, a visita da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. O IX Congresso Interno da Fiocruz foi a pauta do encontro com a comunidade Fiocruz Amazônia, que participou presencialmente no Salão Canoas, com público reduzido, e em transmissão para um público maior, de forma interativa, pelas plataformas Zoom e YouTube, no canal da Asfoc-SN.

O lema deste Congresso Interno é  Desenvolvimento sustentável com equidade, saúde e democracia: a Fiocruz e os desafios para o SUS e a saúde global, temática que foi apresentada pela presidente da Fiocruz, que pontuou que esta edição “é um Congresso do como fazer, com quais estratégias? Como contribuir para o fortalecimento do SUS? Como a Fiocruz pode reorganizar seus sistemas de CT&I”?

O Congresso interno da Fiocruz teve sua primeira edição em 1988, na gestão de Sérgio Arouca. É a instância máxima de representação institucional da Fiocruz e acontece sempre a cada quatro anos, ou seja, a cada nova gestão, reunindo trabalhadores da Fundação. Sobre a edição deste ano, diante das medidas sanitárias de prevenção e combate à Covid-19, Nísia Trindade Lima disse que o formato está sendo definido.

“Nós estamos ainda fazendo a avaliação do formato final do Congresso Interno, se será misto e como será, ainda estamos fazendo essa avaliação, mas seja virtual, seja presencial, as discussões alimentadas pelos institutos, pelo seu corpo de dirigentes e conjunto de trabalhadores é fundamental nesse momento. Estamos trazendo um documento que coloca questões bastante importantes e instigantes, mas vai ser no debate com a comunidade e aportes, que virão as sugestões e de fato teremos o nosso documento base de discussão para o nosso Congresso Interno. Então, o Congresso já está acontecendo, essa é a principal mensagem e depende muito desse envolvimento e da participação. A nossa expectativa é de uma grande participação de servidores, coerente com a resposta que a Fiocruz tem dado à sociedade ao longo dos seus 120 anos e de uma maneira muito aguda nesses últimos anos pela crise que nós estamos enfrentando”, comentou a presidente.

Adele Schwartz Benzaken, diretora do ILMD/Fiocruz Amazônia, falou do Movimento Preparatório da Unidade para o IX Congresso Interno da Fiocruz. “Estamos com uma agenda de discussões, para a qual contamos com as contribuições e participação de toda a Comunidade ILMD, para que no documento do Congresso Interno possam estar refletidas as questões amazônicas. Acho que essa visita da Nísia Trindade só veio reforçar que esse braço da Fiocruz, na nossa região, é muito importante, e para isso nós precisamos que todos os colegas possam contribuir e participar dos nossos seminários internos”, declarou.

O Encontro também contou com a participação de Jansen Medeiros, coordenador da Fiocruz Rondônia, que falou das atividades dessa Unidade para discutir e abordar as teses do Congresso Interno. “Além da distribuição dos temas individualmente para cada um se pronunciar, a gente fez um grupo de trabalho mais próximo da direção, que se reúne semanalmente, para discutir as teses do Congresso Interno.  Trabalhamos em duas frentes: uma mais próxima à direção e outra mais geral com toda a Comunidade Fiocruz Rondônia. Nossa expectativa é que alguns temas tenham um olhar para a Amazônia nas questões da vigilância e das fronteiras, que são temas recorrentes da região, e que sempre os colocamos como prioridade”, comentou.

MOVIMENTO PREPARATÓRIO

O ILMD/Fiocruz Amazônia estabeleceu o Movimento Preparatório para o IX Congresso Interno, uma agenda propositiva de atividades para discutir e apreciar as teses propostas no Documento Referência, aprovado pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz, no dia 1º de outubro deste ano.

Participaram presencialmente do Encontro com a presidente da Fiocruz, os vice-diretores de Pesquisa e Inovação,  de Gestão e Desenvolvimento Institucional, e de Ensino, Informação e Comunicação, chefes de laboratórios,  e chefes de setores do ILMD/Fiocruz Amazônia.

Saiba mais sobre esta edição do Congresso Interno da Fiocruz, AQUI.

A visita de Nísia Trindade Lima ao ILMD/Fiocruz Amazônia se estende até amanhã, 21/10, com reunião com gestores de instituições parceiras e parlamentares que designaram emendas para ações de pesquisa da Fiocruz Amazônia.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Fotos: Eduardo Gomes