Palestra irá abordar causas sociais das iniquidades em saúde

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) apresenta na próxima sexta-feira, 22/10, às 10h, a palestra “As causas sociais das iniquidades em saúde: mecanismos e explicações”, a ser ministrada por Mario Vianna Vettore, professor da University of Agder (UiA).

Link da transmissão:  https://zoom.us/j/94175100623 ID: 941 7510 0623

Na apresentação serão abordados os conceitos centrais dos determinantes sociais da saúde, incluindo a distinção entre desigualdades e iniquidades em saúde, gradiente social e saúde, e uma abordagem sobre os principais modelos conceituais dos determinantes sociais da saúde.

Além disso, serão discutidos os principais mecanismos pelos quais as desigualdades sociais influenciam os diferentes desfechos em saúde. Dentre estas explicações destacam-se a teoria materialista, cultural/comportamental, psicossocial, curso de vida (life course approach), causas fundamentais e ecologia social (teoria de Wilkinson).

A apresentação vai dar ênfase aos determinantes estruturais (causas distais), bem como a sua interrelação com determinantes sociais intermediários (causas proximais) da saúde à partir da perspectiva do modelo teórico da Organização Mundial da Saúde. A apresentação incluirá exemplos de estudos publicados em periódicos internacionais que evidenciam o importante papel das iniquidades sociais sobre a saúde.

SOBRE O PALESTRANTE

Mario é graduado em Odontologia pela UNIGRANRIO, mestre em Odontologia (Periodontia) pela UFRJ, doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – Fundação Oswaldo Cruz. Realizou o Programa de Estágio de Doutorado no Exterior no Department of Epidemiology and Public Health – University College London.

Possui experiência e interesse em pesquisa em Epidemiologia e Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia Bucal, Qualidade de Vida Relacionada à Saúde Bucal, Iniquidades Sociais em Saúde e Revisões Sistemáticas em Odontologia. Desenvolve atividades de pesquisa e orientação de alunos em Programas de Pós-graduação na UFRJ, UFAM, IMS/UERJ, University of Sheffield.

Atualmente é Professor adjunto de Saúde Coletiva no Departamento de Odontologia Social e Preventiva e docente do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Além disso, é professor Honorário de Saúde Pública em Odontologia (Honorary Senior Lecturer in Dental Public Health) na Faculdade de Odontologia da Universidade de Sheffield.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento