Centro de Estudos irá abordar resistência a inseticidas em populações de vetores no Brasil

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 23/7, às 10h, a palestra “Mapeamento de marcadores relacionados à resistência a inseticidas em populações de vetores no Brasil: o caso das mutações kdr”, a ser ministrada por Ademir de Jesus Martins Junior, pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz).

A palestra vai discutir resultados sobre a genotipagem de mutações kdr (relacionadas com resistência a piretorides) em populações de Ae. aegypti do Brasil, no contexto do Plano Nacional de Monitoramento da Resistência a Inseticidas. Segundo Ademir, a resistência a inseticidas (RI) é uma ameaça global ao controle de insetos vetores. Este fenômeno se caracteriza pela seleção de alterações comportamentais ou fisiológicas que se disseminam em ambientes tratados com inseticida.

Para o pesquisador, desvendar essas alterações a nível molecular permite que sejam desenvolvidas ferramentas de vigilância capazes de identificar o potencial genético para RI em populações naturais de insetos, preferencialmente antes do fenótipo se estabelecer no campo. A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: Link da transmissão: https://zoom.us/j/93754428471 (ID: 937 5442 8471)

SOBRE O PALESTRANTE

Ademir de Jesus Martins Jr é pesquisador na FIOCRUZ, coordenador substituto do Laboratório de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores e vice-diretor adjunto de Educação, Informação e Comunicação do Instituto Oswaldo Cruz. Biólogo, bacharel em Genética, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolveu sua dissertação de mestrado e tese de doutorado no PPG em Biologia Parasitária, IOC/ Fiocruz, ambas sobre mecanismos moleculares de resistência de Aedes aegypti a inseticidas.

Entre 2015 e 2018, esteve por algumas vezes, enquanto pesquisador visitante, em laboratório da Universidade de Yale. Desenvolve pesquisas sobre o controle de insetos vetores, notadamente em estudos relacionados à genética da resistência a inseticidas. Atua diretamente nas áreas de Entomologia, Parasitologia, Genética e Biologia Molecular de insetos.

Ademir é pesquisador docente no Programa de Pós-graduação em Biologia Parasitária/ IOC/ Fiocruz, membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Entomologia Molecular (INCT-EM) e do consórcio internacional WIN Network

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento