Palestra do Centro de Estudos vai abordar malária em primatas não-humanos

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 16/4, às 10h, a palestra “Malária em primatas não-humanos e a transmissão zoonótica de malária na Mata Atlântica”, a ser ministrada por Cristiana Ferreira Alves de Brito, pesquisadora do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas)

A palestra vai abordar a infecção por espécies de Plasmodium em macacos de diferentes espécies, a resposta imune desses animais e exemplos de transmissão zoonótica da malária, principalmente em regiões de Mata Atlântica.

A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: https://zoom.us/j/92808882692 (ID da reunião: 928 0888 2692)

SOBRE A PALESTRANTE

Cristiana é graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestre em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutora em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

É pesquisadora do Instituto René Rachou – Fundação Oswaldo Cruz, professora da Pós-graduação em Ciências da Saúde e, atualmente é vice-diretora de Ensino, Comunicação e Informação do Centro de Pesquisas René Rachou. Além disso, coordena a comissão de divulgação científica do IRR.

Tem experiência na área de Biologia molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Malária, Plasmodium vivax e Plasmodium falciparum; Antígenos recombinantes; Variabilidade genética.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento