A importância médica dos fungos será pauta do Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 30/10, às 10h, a palestra “Organismos simples, problemas complexos: estudos básicos e aplicados sobre fungos de importância médica”, a ser ministrada por Márcio Lourenço Rodrigues, pesquisador do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná).

O evento discutirá dados sobre a importância das micoses para a saúde pública, bem como analisará as alternativas terapêuticas e os aspectos da biologia celular de patógenos fúngicos. O debate terá os achados mais recentes do grupo de fungos patogênicos do ICC/Fiocruz Paraná como principal fundamentação,

A palestra ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: https://zoom.us/j/93316493443?pwd=b1llS2RBSkx2ZmVqR254VHlNRVRsQT09 (ID da reunião: 933 1649 3443/ Senha de acesso: 385633).

SOBRE O PALESTRANTE

Márcio Lourenço Rodrigues é graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado e Doutor em Ciências (Microbiologia) pela mesma instituição. Além de concluir estágios de Pós-Doutoramento na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e no Albert Einstein College of Medicine (AECOM), onde também foi Pesquisador Visitante.

Foi membro titular da Academia Americana de Microbiologia (CDTS), conselheiro eleito da Sociedade Americana de Micologia Médica (MMSA) e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM). O pesquisador integra os quadros editoriais dos periódicos Infection and Immunity, Scientific Reports, PLoS One e Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Em 2014, foi condecorado com o Pathfinder Award para Ciências Translacionais do Wellcome Trust, no Reino Unido.

Os dois principais interesses do seu grupo de pesquisa centralizam-se:  na relação existente entre estrutura e função de lipídeos e polissacarídeos fúngicos; em mecanismos de secreção não convencional em leveduras, objetivando o desenvolvimento de fármacos antifúngicos e ferramentas profiláticas.

Atualmente é coordenador do Comitê Assessor de Microbiologia e Parasitologia do CNPq (2019-2022) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biociências e Biotecnologia do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná).

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Diovana Rodrigues
Imagem: Mackesy Nascimento