Fiocruz Amazônia recebe militares para discutir ações em colaboração na área da saúde

Para o desenvolvimento de novas ações colaborativas institucionais, a direção do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) recebeu nesta terça-feira, 27/10, a chefe do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Militar de Área de Manaus (HMAM), Cap Farm Karla Amazonas, e o Subtenente Edson Agneze.

Durante o encontro, o diretor do ILMD/Fiocruz Amazônia, Sérgio Luz, apresentou aos militares as atividades desenvolvidas pela unidade da Fiocruz no Amazonas tanto na área de pesquisa quanto de ensino, bem como lembrou as parcerias já realizadas entre as instituições.

“Essa é uma das várias reuniões que nós teremos para o desenvolvimento de ações de cooperação seja na parte hospitalar, seja na parte estratégica. Nesse momento, estamos conversando para ver como podemos contribuir institucionalmente”, comentou.

Após a explanação dos militares, o vice-diretor de Pesquisa e Inovação do ILMD/Fiocruz Amazônia, Felipe Naveca, disse que inicialmente a Unidade pode contribuir com diagnósticos para Covid-19.

“Nesse momento, podemos começar a fazer o diagnóstico por RT-PCR para Covid-19, em uma parte dos pacientes do HMAM. Podemos também colaborar dando os insumos para coleta, fazer os testes aqui na Fiocruz Amazônia e entregar os resultados e relatórios”.

Segundo o Subtenente Edson Agneze, todas as possibilidades de cooperação tratadas durante a reunião serão levadas aos seus superiores para que outras propostas possam surgir em parceria com a Fiocruz Amazônia.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Foto: Marlúcia Seixas