Centro de Estudos abordará pesquisa sobre potencial biotecnológico de proteína de venenos de serpente

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 9/10, às 10h, a palestra “Neutrófilos e Cr-LAAO: Mecanismos e perspectivas”, a ser ministrada por Juliana Pavan Zuliani, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ Rondônia). A apresentação irá abordar estudos com proteínas de venenos de serpente, que têm revelado diferentes efeitos biológicos, mostrando o grande potencial biotecnológico dessas proteínas.

O objetivo do debate é discutir sobre a importância desses estudos de caracterização estrutural e funcional dessas proteínas, tanto do ponto de vista de compreensão do seu mecanismo de ação, quanto de sua aplicação biotecnológica. A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link https://zoom.us/j/91961113509?pwd=bnJRL1pPbXRIQ2h6QU9HcW5nSkZTZz09 ( ID da reunião: 919 6111 3509 / Senha de acesso: 502957).

SOBRE O ESTUDO

Segundo a pesquisadora, estudos recentes mostraram que a L-aminoácido oxidase (LAAO) isolada do veneno da serpente Calloselasma rhodostoma é capaz de ativar mecanismos pró-inflamatórios em neutrófilos humanos isolados. Essa enzima induz a ativação de neutrófilos e a liberação de peróxido de hidrogênio e ânion superóxido, espécies reativas do oxigênio (EROs) como resultado da ativação da NADPH oxidase por meio da migração dos componentes citosólicos (p40phox, p47phox, p67phox e Rac) para a e membrana.

Além disso, os neutrófilos na presença da Cr-LAAO liberaram citocinas pró-inflamatórias como IL-8, IL-6 e TNF-α, mieloperoxidase e mediadores lipídicos como LTB4 e PGE2, produtos da ativação de fosfolipases A2 (PLA2), principalmente da PLA2 citosólica. A Cr-LAAO, em neutrófilos, também estimulou as funções de fagocitose e quimiotaxia, sendo essa função dependente da ativação da via de sinalização da p38MAPK e da PI3K e, a formação de Redes Extracelulares de Neutrófilos (NETs).

SOBRE O PALESTRANTE

Juliana Pavan é graduada em Odontologia pela Universidade do Sagrado Coração, mestra em Imunologia pela Universidade de São Paulo/USP, e doutora em Imunologia pela Universidade de São Paulo/USP. Possui ainda especialização em Imagenologia-dento-maxilo-facial pela Universidade de Campinas/UNICAMP.

Atualmente é Pesquisadora em Saúde Pública Adjunto I da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ Rondônia) antigo Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (IPEPATRO) e Professora associada II do Dep. de Medicina da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Além disso, integra o quadro de docentes permanentes da Pós-graduação em Biotecnologia (PGBIONORTE) da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (REDE BIONORTE), da Pós-graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP) do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Rondônia e da Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da FIOCRUZ-RJ.

Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: estudo dos mecanismos pró-inflamatórios de venenos e toxinas isoladas de venenos animais e secreções de anuros e mecanismos anti-inflamatórios de produtos naturais.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento