Fiocruz Amazônia e instituições parceiras oferecem primeiro curso de Doutorado em Saúde Pública no Amazonas

Será nesta sexta-feira, 9/10, às 9h horas (horário Manaus),  a acolhida dos alunos do curso de Doutorado em Saúde Pública na Amazônia. O curso é pioneiro no Amazonas e resultado dos esforços  institucionais do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Universidade Federal do Amazonas  (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

 A acolhida aos novos discentes será através da plataforma ZOOM, assim como foi todo o processo seletivo para o curso.

“Foi o primeiro processo seletivo realizado pelo ILMD, todo de forma remota. Foram utilizadas 4 salas do ZOOM, simultaneamente, durante 3 dias seguidos. Foi um trabalho intenso, onde a participação de docentes e trabalhadores da VDEIC foi de fundamental importância”, observa a  vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação (VDEIC-ILMD/Fiocruz Amazônia), Rosana Parente.

O curso concentra-se na área de Estudos de Processo Saúde/Doença/Cuidado na Amazônia, e oferece duas linhas de pesquisas: Dinâmica, diagnóstico, cuidado clínico e controle de doenças infecciosas endêmicas na Amazônia; e Vulnerabilidade, Situações de Saúde, Gestão, Organização e Avaliação de Serviços e Cuidados de APS na Amazônia. Foram ofertadas 15 vagas e puderam concorrer candidatos portadores de diploma de graduação de duração plena, devidamente reconhecida pelo MEC e com diploma de mestre em Saúde Coletiva ou áreas afins.

Rosana Parente destaca a importância do curso para o Amazonas, especialmente, “porque busca potencializar a produção de conhecimentos sobre os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença em populações amazônicas, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas de saúde e dos processos formativos em Saúde Coletiva”.

O diretor do ILMD/Fiocruz Amazônia, Sérgio Luz, ressalta a relevância dessa pós-graduação para o Estado, bem como enfatiza a capacidade e compromisso da Fiocruz Amazônia e das instituições parceiras em oferecer, diante de um cenário restritivo, um curso dessa magnitude, que vai contribuir para a formação e qualificação de profissionais da saúde, para o aprimoramento dos serviços de Saúde, vindo ao encontro dos esforços do Ministério da Saúde, para a melhoria da saúde pública no País.

“Esse curso de  Doutorado em Saúde Pública na Amazônia é mais uma entrega da Fiocruz Amazônia para a sociedade amazonense, para a população do Amazonas. Fruto de  importantes parcerias  institucionais, que se empenharam para a realização desse grande desafio, que é formar especialistas, no ponto máximo, da saúde coletiva, para que possam se tornar profissionais mais eficientes, de modo a gerar benefícios para a Saúde e gestão da Saúde, para a população amazonense”, comentou.

A chamada pública para a seleção dos alunos para o curso de Doutorado em Saúde Pública na Amazônia foi a de Nº 007/2020. O resultado final e todas as etapas do processo seletivo foram acompanhadas pela Plataforma SIGA, da Fiocruz, em  http://www.sigass.fiocruz.br/pub/inscricao.do?codP=826

O curso será coordenado pela médica e pesquisadora do ILMD/Fiocruz Amazônia, Maria Luiza Garnelo Pereira. Terá duração mínima de 24 meses e máxima de 48 meses, incluindo a realização da defesa de tese.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) apoiam a atividade, com a liberação bolsas de estudo para os alunos.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Imagem: Mackesy Nascimento