Curso de especialização em saúde pública terá primeira defesa

Na próxima quinta-feira, às 9h, acontece a primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de especialização em Saúde Pública, oferecido através de uma parceria entre o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) com a Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, por intermédio da direção da Escola de Saúde Pública de Manaus – ESAP/SEMSA e com a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública – REDESCOLA.

O primeiro trabalho apresentado será da aluna Aline Aparecida Ferreira Artini, intitulado “Anemia Falciforme: Assistência à pessoa com anemia falciforme e traço falciforme nas áreas de abrangência do Distrito de Saúde Norte em Manaus/AM”, sob orientação do professor Msc. Jeni Kenta Iwata. A defesa do trabalho será realizada através da plataforma Zoom, conforme link: https://zoom.us/j/96105345339?pwd=VUNVVlgraVBwWE1XL09DR2xpcTJhZz09 ( ID da reunião: 961 0534 5339 – Senha de acesso: 214036).

SOBRE O ESTUDO

O estudo buscou por meio do diagnóstico situacional, realizado a partir do processo de Georreferenciamento, mostrar a necessidade de estabelecimento de vínculo das unidades da Estratégia Saúde da Família com os pacientes portadores de anemia falciforme, identificados na área de abrangência do Distrito de Saúde Norte.

Essa realidade tem afetado o trabalho da equipe de saúde, pelo fato da rotatividade de profissionais na atenção primária à saúde (APS), especificamente enfermeiros, desconhecimento da temática e inexistência de ferramenta para padronizar a assistência aos pacientes com Anemia Falciforme (AF) e ou Traço Falciforme (TF).

O trabalho tem como objetivo geral propor um Projeto de Intervenção para implantação de um Procedimento Operacional Padrão – POP, para garantir a integralidade do cuidado na assistência aos referidos pacientes. Para contribuir na elaboração do referido projeto de intervenção foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, Scielo e Pubmed.

A ideia de Aline é contribuir na melhoria da qualidade de vida dos pacientes com anemia falciforme e traço Falciforme, a partir da validação e implantação do citado instrumento na APS, pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus – SEMSA, direcionado ao manejo clínico dos portadores de anemia falciforme e traço falciforme na atenção primária do município.

SOBRE O CURSO

O curso é gratuito e destina-se a profissionais com formação superior completa e que estejam atuando na área da saúde, preferencialmente, em Unidades Básicas de Saúde, Núcleos Ampliados de Atenção à Saúde da Família e Atenção Básica, Centros de Especialidades Odontológicas, Policlínicas Municipais e Centros de Atenção Psicossocial.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento