SNCT: Fiocruz Amazônia promove “Feira Ciência & Saúde Para Você”, em Tabatinga (AM) e Letícia, na Colômbia

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) em parceria com a Universidade Nacional da Colômbia (UN) – Sede Amazônia – Letícia (COL), e o Instituto Federal do Amazonas – Ifam/Campus Tabatinga, promoveu entre os dias 27 e 29/11, o I Simpósio de Pesquisadores em Saúde da Tríplice Fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. As atividades iniciaram na manhã da última quarta-feira, 27/11, em Letícia (COL) e Tabatinga (AM), com a realização da “Feira Ciência & Saúde Para Você”, projeto aprovado edital N. 009/2019 – POP CT&I, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Exposições de vídeos para divulgação e popularização da ciência; Malária – O caminho da gota espessa; Controle de mosquitos Aedes com estações disseminadoras de larvicida; Exposição Institucional – Instituto Leônidas & Maria Deane, foram algumas das exposições apresentadas pela equipe da Fiocruz Amazônia para o evento. O público poderá conferir de perto as exposições que estiveram em circulação durante os 3 dias de evento.

Para José Joaquim, pesquisador da Fiocruz Amazônia e coordenador da feira, o evento é uma relevante oportunidade de conhecer os estudos sobre saúde produzidos na tríplice fronteira. “Desde o início do ano estamos nos comunicando com os pesquisadores da Universidade Nacional da Colômbia para aproximarmos a pesquisa e estabelecer o fortalecimento da pós-graduação. A estratégia é promover um intercâmbio de conhecimento, justamente para conhecermos a realidade das pesquisas em saúde promovidas aqui na tríplice fronteira”, explicou.

Visando a popularização do conhecimento nos dois países, as exposições aconteceram simultaneamente nas dependências da Universidade Nacional da Colômbia (UN) – Sede Amazônia – Letícia (COL), e no Instituto Federal do Amazonas – Ifam/Campus Tabatinga. Estudantes de ensino médio, graduação, pós-graduação e comunidade dos dois países passaram pelo local.

O CAMINHO DA GOTA ESPESSA

Com o intuito de sensibilizar o grande público sobre a importância do exame da Gota Espessa para o diagnóstico da malária, demonstrando a cadeia de ações realizadas até a entrega do resultado ao usuário, a exposição “Malária – O caminho da gota espessa” visa facilitar o entendimento de um processo complexo da saúde, valorizando as ações do cidadão, dos agentes comunitários de saúde e das agências de governo no combate e tratamento da doença.

A exposição abre a possibilidade de uma sensibilização coletiva para a importância da realização do exame. Painéis, cartilhas e 25 cartazes destacam, de forma didática, as fases de execução do exame da Gota Espessa para o diagnóstico da malária, potencializando a ampliação da divulgação do conhecimento acerca do exame.

DIGICIÊNCIA

Outra atividade que também obteve destaque durante a feira foi a mostra de vídeos “DigiCiência”. A exibição dos vídeos é uma das etapas do projeto “DigiCiência – Oficina de vídeos digitais para divulgar ciência (II Edição)”, que utiliza vídeos como ferramenta para instigar a essência da divulgação científica nos pesquisadores ainda na fase de formação.

Na primeira etapa, pesquisadores e alunos de pós-graduação do ILMD/Fiocruz Amazônia, participaram de uma oficina de capacitação, onde foram apresentadas técnicas de produção de vídeos digitais, iniciando pela elaboração do roteiro e elementos de pré-produção, passando pela gravação e pela edição até chegar ao produto final.

Os vídeos produzidos estão sendo apresentados durante ações de popularização realizadas pelo Instituto em Manaus, e nos municípios de Tabatinga e Presidente Figueiredo, em encontros previamente agendados. Estima-se que mais de 100 alunos das escolas públicas terão a oportunidade de assistir os vídeos que são resultantes das oficinas. Após a exposição dos vídeos, os visitantes podem tirar dúvidas e debater com os produtores do material apresentado.

O projeto “Controle de Aedes aegypti e Ae. albopictus com Estações Disseminadoras de Larvicida” também foi apresentado durante a Feira. O projeto é do pesquisador e diretor do ILMD/Fiocruz Amazônia, Sérgio Luz. Durante o evento a equipe técnica do projeto apresentou resultados parciais dos ensaios feitos com as Estações Disseminadoras de Larvicida.

O projeto conta com apoio do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia, e do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis (Decit & Devit/MS), da Organização Pan-Americana da Saúde-Organização Mundial da Saúde (Opas-OMS), e com apoio de secretarias municipais e estaduais de Saúde, para que ensaios possam ser feitos em diferentes regiões do Brasil, visando avaliar a eficácia da tática do uso das Estações Disseminadoras de Larvicida.

SOBRE AS ESTAÇÕES DISSEMINADORAS

As Estações Disseminadoras de Larvicida são baldes plásticos, cobertos com pano preto impregnados de larvicida, e que para funcionarem necessitam de uma certa quantidade de água para atrair os mosquitos. Ao pousarem na superfície da Estação, partículas do larvicida são aderidas às pernas e corpo dos mosquitos, que acabam levando esse produto para outros criadouros e, com isso, conseguem matar larvas e pupas, inclusive em criadouros que muitas vezes não poderiam ser localizados pela população e equipes de vigilância.

O estudo iniciou em 2014 nas cidades de Manaus e Manacapuru, no Amazonas. Atualmente, está sendo testado em outras cidades brasileiras e tem apresentado resultados animadores mesmo em diferentes paisagens geográficas e escalas.

SIMPÓSIO

A abertura do simpósio aconteceu ontem, às 17h, na UN, com apresentação Institucional sobre o ILMD/Fiocruz Amazônia, realizada pela pesquisadora e Vice-Diretora de Ensino, Informação e Comunicação, Claudia María Ríos Velásquez. Claudia falou sobre os programas de pós-graduação da Fiocruz Amazônia, linhas de pesquisa, cursos de especialização, e destacou a importância da realização de capacitação, por meio de cursos realizados em Tabatinga, inclusive ressaltando a realização de um recente processo seletivo para alunos estrangeiros, na tríplice fronteira.

O simpósio visa promover um encontro científico e interinstitucional direcionado aos pesquisadores e profissionais da saúde, alunos de graduação e pós-graduação, para divulgar as pesquisas científicas em saúde realizadas na fronteira e incentivar a criação de uma rede de pesquisadores em saúde da tríplice fronteira.

As atividades foram propostas durante um encontro, realizado em junho de 2019, entre pesquisadores do ILMD/Fiocruz Amazônia, Instituto Oswaldo Cruz – IOC/Fiocruz, Institut de Recherche Pour le Développement (IRD) e pesquisadores da Universidade Nacional da Colômbia – Sede Amazônia (UN), em Letícia (COL), para compartilhar informações sobre ações institucionais e possíveis estratégias para a saúde na fronteira.

O encontro realizado na primeira semana de junho de 2019, teve como enfoque os seguintes temas: incentivo à criação de uma rede de pesquisa sobre questões de saúde com uma perspectiva interdisciplinar e intercultural, articulação para a consolidação da sala de situação em saúde na fronteira entre Brasil e Colômbia, e planejamento de evento científico sobre questões de saúde na fronteira.

Ascom – ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos: Eduardo Gomes, Edmilson Bibiani e Ana Elizabeth Reis