Fiocruz Amazônia divulga resultado do Mestrado Profissional em Saúde Pública
O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) divulgou nesta quarta-feira, 27/11, o resultado da etapa III da seleção para o Mestrado Profissional em Saúde Pública. Participaram da seleção profissionais de saúde, com diploma de graduação, que atuam em secretarias municipais de saúde do Amazonas e servidores da Fiocruz Amazônia.
O curso é oferecido no âmbito do Projeto QualificaSUS e será realizado por meio de parceria entre o Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco), ILMD/Fiocruz Amazônia e Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems/AM).
Estão sendo oferecidas 20 vagas, sendo 15 vagas destinadas a profissionais das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Amazonas e 5 vagas destinadas a servidores do ILMD/Fiocruz Amazônia.
O curso tem como objetivo preparar profissionais para atuar como formadores e indutores de processos de mudança em seus espaços de trabalho, mediante a adoção de novos conceitos e práticas, desenvolvendo produtos de alta aplicabilidade ao desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
RECURSO
O prazo para recurso do resultado da etapa III será no dia 28/11, e o resultado final sai no dia 29/11. A matrícula e início das aulas será no dia 2 de dezembro, segunda-feira, as 9h, na Fiocruz Amazônia.
O curso terá a duração de 24 meses, sendo composto por 11 disciplinas, oferecidas de maneira presencial, durante uma semana a cada mês. Nos 13 meses seguintes, ocorrerão módulos semanais presenciais de imersão, para aprofundamento da pesquisa bibliográfica e encontros sistemáticos com os orientadores.
As aulas da primeira disciplina acontecem na semana de 2 a 6/12/2019, nas dependências do ILMD/Fiocruz Amazônia, à rua Teresina, 476, Adrianópolis, Manaus.
SOBRE O QUALIFICASUS
O Projeto QualificaSUS é uma iniciativa do ILMD/Fiocruz Amazônia e tem como objetivo qualificar o corpo de trabalhadores no nível da gestão e do atendimento das secretarias municipais de saúde do Amazonas e órgãos parceiros, a fim de proporcionar um serviço de melhor qualidade e efetividade aos usuários do SUS.
São cursos de atualização, especialização e mestrado que adotam modelo pedagógico pautado na integração ensino-serviço, na problematização da realidade local, na valorização do conhecimento e experiência do aluno trabalhador, entendido como sujeito das práticas de gestão e sanitárias desenvolvidas nas unidades de saúde.
Os cursos são ofertados nos 61 municípios, além da capital Manaus. A iniciativa conta com recursos oriundos de emenda da bancada parlamentar do Amazonas e com parceria do Cosems-AM.
Acesse chamadas públicas do ILMD/Fiocruz Amazônia.