Palestra aborda avaliação de segurança toxicológica por métodos alternativos ao uso animal

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promoveu na última sexta-feira, 19/7, a palestra “Avaliação de segurança toxicológica por métodos alternativos ao uso animal de produtos oriundos da biodiversidade amazônica”, ministrada pela pesquisadora Nádia Cristina Falcão Bücker, bolsista do Programa de Capacitação Institucional do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (PCI/Inpa).

Segundo Bücker, o interesse por novos fármacos oriundos da Amazônia abrange diversas doenças, sobretudo, a necessidade por medicamentos que possam ser mais ativos que os existentes atualmente e, ao mesmo tempo menos tóxicos. Nesse contexto novas pesquisas com plantas são importantes, uma vez que novas substâncias podem ser extraídas, isoladas, modificadas e testadas com o intuito de encontrar alternativas terapêuticas.

A palestra abordou as potencialidade e importância do desenvolvimento de métodos alternativos ao uso de animais. “Dentro desse contexto vê-se a necessidade de métodos alternativos ao uso animal para análises toxicológicas, visto que os métodos convencionais utilizam um elevado número de animais e provoca muito sofrimento, além de apresentar um alto custo financeiro”, enfatizou Bücker.

SOBRE A PALESTRANTE

Nádia Bücker é graduada em Farmácia – Bioquímica pela Universidade Paulista, Mestrado e Doutora em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é bolsista do Programa de Capacitação Institucional (PCI/Inpa), desenvolvendo o projeto “Avaliação de atividades biológicas de extratos e substâncias isoladas por métodos alternativos ao uso animal”, junto ao grupo de pesquisa do Laboratório de Bioprospecção e Biotecnologia do Inpa (LABB/INPA).

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes