Fiocruz Amazônia promove ciclo de atividades durante a 15ª SNCT

Oficinas, palestras, exposições e intervenções fizeram parte das atividades da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovidas pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia). Entre os dias 15 e 24 de outubro, o Instituto realizou diversas atividades de divulgação científica em Manaus, bem como na Comunidade Rural de Rio Pardo, no município de Presidente Figueiredo (AM).

Com o tema “Ciência para a redução das desigualdades”, o evento teve o intuito de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo atividades que reúnem centenas de instituições, a fim de tornar acessível o conhecimento científico. A iniciativa visa criar uma linguagem compreensível, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre os temas apresentados.

INTERVENÇÃO REFLEXIVA

Estudantes de graduação, do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Fiocruz Amazônia, trabalhadores e gestores de Unidades Básicas de Saúde (UBS) participaram da “Intervenção reflexiva: Experiências com o SUS”. A atividade teve o objetivo de promover uma reflexão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) com foco na redução das desigualdades sociais , como instrumento de empoderamento para a promoção da ciência envolvida com a cidadania.

A Ação promoveu o encontro de olhares e sentidos de estudantes de Iniciação Científica sobre o cotidiano do trabalho do SUS e suas repercussões nas formas de fazer ciência na Fiocruz. A “Intervenção da Experiência” ocorreu em 3 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Manaus: UBS Ivonne Lima; UBS do bairro União; e UBS do bairro da Betânia. Em contrapartida,os profissionais de saúde fizeram imersão de um dia no ILMD conhecendo as instalações do Instituto e ações da Fiocruz no Amazonas, promovendo a aproximação institucional e um intercâmbio de experiências, expectativas e visões sobre a saúde.

DIGICIÊNCIA

Estudantes, professores de pós-graduação e pesquisadores também participaram da “Oficina de Vídeos Digitais para Divulgar Ciência”. O objetivo foi promover oficinas de comunicação com a finalidade de orientar os alunos de pós-graduação a desenvolverem a divulgação científica, de forma criativa e lúdica, utilizando a tecnologia e uso do smartphone no processo de comunicação da ciência.

Foram apresentadas algumas técnicas de produção de vídeos digitais, iniciando pela elaboração do roteiro e elementos de pré-produção, passando pela gravação e pela edição até chegar ao produto final. Os participantes puderam conhecer e manipular softwares específicos para edição que permitem criar vídeos e disponibilizá-los nas plataformas digitais.

Os vídeos produzidos serão disponibilizados também em canais de difusão: plataformas digitais (Youtube, Facebook da Fiocruz Amazônia).

MALÁRIA

“O Caminho da Gota Espessa” foi a atividade realizada na Comunidade Rural do Rio Pardo, em Presidente Figueiredo – AM. Durante dois dias, por pesquisadores e alunos de pós-graduação da Fiocruz Amazônia promoveram palestras explicativas com demonstrações práticas do exame da gota, além de explanações sobre vetores da malária. Paralelamente, foram apresentados painéis temáticos sobre o tema.

O objetivo da atividade foi conscientizar o grande público sobre a importância do exame da Gota Espessa para o diagnóstico da malária, demonstrando a cadeia de ações realizadas até a entrega do resultado ao usuário, visando minimizar as condições de desigualdade construídas no acesso aos tratamentos de saúde.

EXPOSIÇÃO

Nos dias 23 e 24/10, a exposição “Aqui tem Ciência, aqui tem Fiocruz” movimentou o Largo São Sebastião, no centro de Manaus-AM, durante a comemoração dos 349 anos da cidade. A mostra de painéis ilustrativos apresentou aos visitantes as linhas de pesquisas desenvolvidas no ILMD.

Para atrair e interagir com o público, de forma lúdica, o cientista Oswaldo Cruz, patrono da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ganhou vida como personagem. O mascote da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma/Fiocruz) foi um dos destaques da exposição. Os visitantes puderam fazer registros fotográficos com o personagem, tendo como cenário o Teatro Amazonas.

Márcia Siqueira, cantora amazonense, entoou as toadas dos bumbás Garantido e Caprichoso. Quem também endossou o tom cultural do evento foi o grupo Baque Mulher Manaus.

SOBRE A SNCT

A SNCT é realizada sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

Ascom – ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos: Eduardo Gomes / Cristiane Barbosa / Ricardo Agum