Palestra do Centro de Estudos abordará pesquisas sobre bioprospecção de plantas

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promove na próxima sexta-feira, 13/7, a partir de 9h, na Sala 2, prédio anexo do Instituto, a palestra “Bioprospecção de Plantas, seus fungos e seus calos… o que são, o que produzem?”, a ser ministrada por Cecilia Nunez, tecnologista Senior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

A apresentação abordará estudos desenvolvidos pela pesquisadora no Inpa, na área de bioprospecção de plantas.

SOBRE A PALESTRANTE

Cecilia Nunez é graduada em Química pela Universidade Mackenzie, mestre e doutora em Química Orgânica (Produtos Naturais) pela Universidade de São Paulo (1996), possui pós-doutorado em Química Orgânica (Produtos Naturais) pela Universidade de São Paulo – São Carlos, e pós-doutorado em Farmacognosia pela Université de Lille-2, Droit et Santé, França.

Atualmente é Tecnologista Senior do Inpa e professora/orientadora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia (UFAM/Inpa), Biotecnologia – (UEA/Inpa) e Botânica – (Inpa), além de ser professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Química – (UFAM/Inpa).

Possui experiência nas áreas de Biotecnologia Vegetal e Química de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: bioprospecção de plantas e de micro-organismos endofíticos, biotecnologia vegetal (obtenção de calos/cultura de células vegetais/suspensões celulares), fracionamento biomonitorado, atividade antioxidante, atividade antimicrobiana, atividade citotóxica, atividade inseticida, metodologia de separação cromatográfica, identificação/elucidação estrutural de moléculas por RMN, análise de misturas por RMN e fotoionização de produtos naturais.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e as atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes

Imagem: Mackesy Nascimento