SNCT: Fiocruz Amazônia lança série de podcasts destacando pesquisas que impactam a sociedade sobre saúde e meio ambiente

Os projetos “CiênciaPop: Fiocruz Amazônia na SNCT 2024” e, “CiênciaPop ILMD/Fiocruz Amazônia: popularizando a ciência em saúde por meio de ferramentas digitais – Especial 30 anos”, realizados pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia), com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Edital de Apoio às Unidades Técnico-Científicas e aos Escritórios Regionais da Fundação, e da Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas (Fapeam) – Edital N. 004/2023 – POP C,T&I, lançaram na última segunda-feira, 14/10, uma série de Podcasts, oriundos da realização da oficina OuvirCiência.

Os episódios abordam a temática “Saúde e Meio Ambiente”, visando destacar como as pesquisas sobre esse assunto impactam a sociedade. Divididos em seis episódios, os podcasts possuem autoria de conteúdo desenvolvido por estudantes, pesquisadores, jornalistas e outros profissionais que cursaram a Oficina Ouvirciência, realizada pela Fiocruz Amazônia, em setembro deste ano.

Ouça AQUI a 4ª temporada do Ouvirciência.

Para Michele El Kadri, Vice-Diretora de Pesquisa e Inovação da Fiocruz Amazônia e, coordenadora do projeto, a oficina alcançou resultados satisfatórios, em especial no que tange o objetivo central de popularizar a ciência, tornado acessível os estudos desenvolvidos pela instituição, diante do atual cenário climático da Amazônia. “Essa iniciativa beneficiou os envolvidos em dois aspectos, primeiro pelo fato de estimular os nossos pesquisadores a falarem mais sobre suas pesquisas e tornarem esses resultados e processos mais acessíveis ao público, que é para quem precisamos dar uma devolutiva de nossas ações; depois por estimular os participantes a adequarem a fala e abordagem dessas narrativas, entendendo que o podcast possui uma linguagem diferente, e dialoga com um público diferente, mais antenado, conectado. O tema dessa edição é também de suma importância por estarmos vivendo exatamente esse momento de mudanças climáticas e efeitos disso tudo, como nas queimadas, e diante dessa extrema seca dos rios”, avalia El Kadri.

No primeiro episódio da série, a pesquisadora Fabiane Vinente, do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (Lahpsa/Fiocruz Amazônia), explora como as mudanças climáticas e as transformações ambientais estão afetando a saúde das populações amazônicas. A conversa aborda as expectativas em torno da busca por soluções e a efetividade das políticas atuais, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e seu papel em promover as mudanças socioeconômicas e políticas necessárias para um futuro sustentável.

Em outro episódio, os pesquisadores Leandro Giatti, professor associado no Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), e Susanne Boerner, Pesquisadora da University of Birmingham e da USP, debatem a intersecção entre saúde e meio ambiente. Na ocasião, os pesquisadores exploram os determinantes sociais e ambientes em saúde e meio ambiente, mostrando a importância da pesquisa científica para a sociedade. A entrevista é dividida em dois episódios.

Com o tema “Crise climática e o trabalhador do SUS”, Júlio Cesar Schweickardt, pesquisador do ILMD/ Fiocruz Amazônia, aborda em outro episódio, como as mudanças climáticas afetam o cotidiano de trabalhadores do SUS e, de populações tradicionais, fazendo uma análise sobre o processo de construção de políticas equânimes, voltadas para a participação das populações, de forma participativa e coletiva, utilizando-se de metodologias decoloniais, como o LAHPSA vem desenvolvendo em seus projetos.

Focado nas pesquisas em saúde sobre populações ribeirinhas, o episódio seis da temporada, traz uma entrevista com Fernando Herkrath, docente e pesquisador do ILMD, falando sobre a relação da saúde das populações ribeirinhas da região amazônica com o meio ambiente, bem como uma breve discussão sobre a importância da pesquisa científica, trazendo visibilidade para essas populações. No último episódio da temporada, o Professor e pesquisador Rodrigo Tobias, fala sobre o fenômeno da estiagem e seus impactos na população ribeirinha e no meio ambiente, considerando o território líquido que vivemos.

NA PRÁTICA

Com aulas ministradas pelos jornalistas Cristiane Barbosa e Helder Mourão, a ação teve por objetivo o treinamento e socialização de ferramentas tecnológicas, para que bolsistas de Iniciação Científica, alunos de pós-graduação e pesquisadores interessados, possam promover divulgação científica, por meio da geração de podcasts, para divulgação nas mídias digitais.

“O podcast Ouvirciência, que está na sua quarta temporada, é resultado de um esforço coletivo da Instituição, para formar pessoas a divulgarem ciência. Neste ano, nós trabalhamos com a temática voltada para pesquisas envolvendo saúde e meio ambiente, relacionando a temática da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia, e isso fortalece o compromisso da Fiocruz Amazônia, com a popularização da ciência, especialmente em seu ano comemorativo de 30 anos de atuação no Estado. É uma iniciativa pioneira, pois é oferecida todos os anos e, de forma gratuita, visando fortalecer a divulgação científica”, destaca Cristiane Barbosa.

Dividida em duas etapas, a oficina foi composta por aulas presenciais, teóricas e práticas, bem como no formato online, onde através de aplicativos de mensagens, os alunos receberam assessoria dos professores para o desenvolvimento de atividades.

Além do acesso online, os podcasts estão sendo divulgados durante as atividades da Fiocruz Amazônia na Semana Nacional de Ciência, Tecnologia & Inovação, para alunos da rede pública de Manaus, e disponibilizados por meio dos canais institucionais e de parceiros.

21ª SNCT

O ILMD/Fiocruz Amazônia realiza entre os dias 14 e 18/10, nas cidades de Manaus, Presidente Figueiredo e Tabatinga, um ciclo de atividades, inseridas na programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2024), reunindo equipes dos laboratórios da unidade, sob a coordenação da Vice-Diretoria de Pesquisa e Inovação (VDPI), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, edital 003/2024.

A SNCT é promovida anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O tema da 21ª edição do evento é “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, visando promover o debate sobre a importância da ciência e da tecnologia para a preservação dos biomas brasileiros. A escolha do tema, realizada pelo MCTI, reflete a preocupação global com questões ambientais e a necessidade de desenvolver soluções sustentáveis.

A mobilização tem como objetivo aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo eventos de divulgação científica em todo o país. No Amazonas, a Fiocruz Amazônia busca sempre ampliar o alcance das suas atividades, junto às escolas da rede pública e parceiros na capital e interior.

Confira aqui a programação.

Com o tema “O Bioma Amazônico e a Mudança Climática”, a unidade regional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), estará presente no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Manauara Shopping, em Manaus, na Escola Estadual de Tempo Integral Presidente Figueiredo, no município de Presidente Figueiredo, e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Amazonas (IFAM), Campus Tabatinga, no Alto Solimões.

ILMD Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Foto: Eduardo Gomes