Fiocruz Amazônia recebe visita do novo cônsul-geral do Japão em Manaus
A direção do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) recebeu na tarde desta quarta-feira, 16/10, a visita do novo cônsul-geral do Japão em Manaus, Yuichi Miyagawa. O cônsul e sua comitiva foram recebidos pela diretora da Instituição, Stefanie Lopes; a vice-diretora de Pesquisa e Inovação, Michele El Kadri; o vice-diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Aldemir Maquiné.
Yuichi Miyagawa, assumiu o cargo de Cônsul-Geral do Japão em Manaus, no dia 10 de setembro deste ano. A visita tem por finalidade apresentar ao novo cônsul a Fiocruz Amazônia e, abordar as parcerias institucionais já existentes com instituições japonesas de pesquisa, vislumbrando parcerias e cooperações futuras.
“Nós entendemos como estratégico, apresentar para ele a nossa instituição, visto que já havíamos recebido o senhor Masahiro Ogino, Cônsul anterior, e temos uma parceria bastante profícua com instituições japonesas de pesquisa. Então, a ideia foi conversar um pouco para vislumbrar como podemos estreitar essa relação entre os países, na pesquisa desenvolvida também aqui na Amazônia”, explica Stefanie Lopes.
Na oportunidade, a Diretora destacou a parceria existente entre a Fiocruz e o Governo do Japão, nas áreas de pesquisa em saúde, com destaque para a malária, juntamente com universidades e institutos de pesquisas japoneses que possibilitam o intercâmbio de pesquisadores e estudantes. Durante a visita, Miyagawa mostrou-se contente em conhecer as ações atividades desenvolvidas pela instituição, em prol da saúde e da formação, através dos programas de pós-graduação, iniciação e vocação científica, realizados pelo ILMD.
Na ocasião, a diretora do ILMD, destacou o papel incentivador de pesquisas nas áreas de Ciência, Tecnologia & Inovação, no mundo, entre os quais um dos projetos coordenados no Brasil pela Fiocruz Amazônia, em parceria com a Universidade de Kanazawa, e a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, realiza pesquisa pré-clínica para desenvolvimento de vacina contra a malária vívax.
Outro ponto destacado durante a visita foi o trabalho de sequenciamento genômico realizado, em rede, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Após reunião, o grupo percorreu as instalações da sede da Fiocruz Amazônia.