Incubadora de soluções em saúde da Fiocruz Amazônia promove jornada de inovação tecnológica

Visando promover a cultura da inovação dentro do ambiente institucional, a FIOBiz, incubadora de soluções em saúde, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia), promove entre os dias 16 e 18/9, a 1ª Jornada de Inovação Tecnológica Aplicada à Saúde, em parceria com o projeto Samsung Ocean, programa de capacitação tecnológica da Samsung, desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A ação faz parte das atividades de disseminação da inovação, promovida pela FIOBiz. “Uma das vertentes da FIOBiz, é promover a cultura da inovação dentro da instituição, e para que a gente possa promover essa cultura, a precisa falar sobre algumas ferramentas, estratégias de inovação, e principalmente conectar a Fiocruz ao ecossistema de inovação local”, explica Carlos Henrique Carvalho, analista de gestão em saúde do ILMD / Fiocruz Amazônia e coordenador executivo (FIOBiz).

A atividade visa conectar os profissionais de instituições do Sistema Único de Saúde, para pensar projetos conjuntos, transversais e multidisciplinares, unindo a expertise dos formadores, com a competência que os participantes possuem, criando sinergia para apresentar projetos mais estruturados, que de fato respondam as necessidades do sistema único de saúde. “Esse foi uma ação que desenvolvemos em conjunto com a UEA, mais especificamente o projeto Samsung Ocean, que é um projeto da Universidade voltado para capacitação tecnológica, o mais exitoso do Brasil, onde estão os principais professores, mentores e instrutores da área de tecnologias. Queremos aplicar isso à saúde”, destaca Carvalho.

Durante os três dias de capacitação, os formadores irão abordar os seguintes temas: Design Thinking – Ideação para PD&I; Metodologias Ágeis; Elaboração de Projetos de Inovação. A jornada tem como formadores, Carlos Henrique Carvalho, engenheiro de produção e administrador formado pela UEA, mestre em Administração (EBAPE/FGV) e doutor em administração (FEA/USP); Michella Lima Lasmar, professora associada da ESA/UEA, bacharel em odontologia e mestre em Biotecnologia (UFAM), Doutora em Patologia Bucal (USP) com pesquisas na área de biossensores e inovação; Larissa Pires da Silveira, engenheira de produção, especialista em gestão de projetos e mestranda em propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação/UEA.

Participam da capacitação colaboradores do ILMD/ Fiocruz Amazônia, Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (FUHAM) e da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA).

INOVAÇÃO NA GESTÃO

A Escola Corporativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizou entre os dias 21 e 22 de agosto, Encontro de Inovação na Gestão, no Rio de Janeiro (RJ). A atividade buscou inspirar e valorizar os trabalhadores da área de gestão, com espaços para refletirem sobre as práticas na instituição e propor mudanças para fortalecer a Fiocruz no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A programação contou com mesas, painéis e oficinas com especialistas, apresentação de casos de sucesso, exposição e feira de soluções inovadoras.

“A presidência da Fiocruz promoveu, a cerca de duas semanas, o encontro de inovação na gestão, sinalizando que isso é uma das suas prioridades, que a inovação não está somente no campo da pesquisa, mas permeia todas as áreas dentro da Fiocruz, sendo necessária para que a instituição possa continuar crescendo de forma sustentável. O que queremos fazer, é estimular e mostrar que a inovação não é apenas coisa de pesquisador, ela premia a educação, gestão, todos os serviços de apoio e, todas as atividades que complementam a função da Fiocruz dentro do Sistema Único de Saúde”, destaca Carlos Carvalho.

No Encontro, foram lançados o II Edital Inova Gestão, que vai destinar até R$ 4,75 milhões a 25 projetos voltados a temas como transformação digital, trabalho em rede, diversidade, inclusão, sustentabilidade e economicidade. O edital já está disponível na página do Programa Inova. As inscrições vão até 23 de setembro.

ILMD / Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos: Eduardo Gomes