Fiocruz Amazônia lança chamada pública para cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro

O Instituto Leônidas & Maria Deane – ILMD/Fiocruz Amazônia, divulga Chamadas Públicas nº 010 e 011/2023, que estabelece as normas para o processo seletivo dos Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro.

MESTRADO

O ingresso ao Curso de Mestrado será realizado mediante processo seletivo nos termos desta Chamada Pública e o cronograma com todos os eventos das etapas estão no Anexo I. O processo de seleção será realizado em 4 etapas e sua realização ficará a cargo da Comissão de Seleção nomeada para este fim.

O curso, cujas vagas são oferecidas na presente Chamada Pública, terá sede em Manaus. Ao egresso desse curso será outorgado o Diploma de Mestre em Ciências com área de concentração em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro. Para esta Chamada Pública, estão sendo oferecidas 30 vagas. As inscrições iniciam no dia 23 de outubro de 2023.

Confira o edital.

DOUTORADO

O ingresso ao Curso de Doutorado será realizado mediante processo seletivo nos termos desta Chamada Pública e o cronograma com todos os eventos das etapas estão no ANEXO I do edital. O processo de seleção será realizado em 3 etapas. O curso, cujas vagas são oferecidas na presente Chamada Pública, terá sede em Manaus. Ao egresso desse curso será outorgado o Diploma de Doutor em Ciências com área de concentração em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro.

As inscrições para o processo seletivo iniciam no dia 26 de outubro de 2023.

Confira o edital.

SOBRE O PPGBIO-INTERAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro é curso strictu sensu que tem como essência a dinâmica de transmissão das doenças e as interações moleculares e celulares da relação patógeno-hospedeiro no âmbito da maior biodiversidade mundial.

O PPGBIO-Interação se enquadra na grande área em Parasitologia devido a pesquisa e ensino terem ênfase na eco-epidemiologia e biodiversidade de micro-organismos e vetores; fatores de virulência, mecanismos fisiopatológicos e imunológicos associados na interação parasito-hospedeiro.

Estes diversos aspectos são os principais delineadores para escolha da área de concentração da Ciências Biológicas III, por esta ser uma área multidisciplinar e baseada no eixo bioquímica, genética, biológico, celular e molecular. Os alunos recebem uma formação em áreas estratégicas por sua importância e que precisam ser desenvolvidas no Estado.

ILMD Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagens: Mackesy Nascimento