Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia discute saúde da pessoa idosa no território ribeirinho da Amazônia
O Centro de Estudos do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) vai realizar nesta sexta-feira, 22/04, a partir das 10h, a palestra “Saúde da Pessoa Idosa: Realidades e Desafios dos Ribeirinhos da Amazônia”, a ser ministrada pelo professor doutor Luís Marcelo Aranha Camargo, médico e pesquisador da Universidade de São Paulo. A coordenação do encontro é do Laboratório Ecologia de Doenças Transmissíveis (EDTA), da Fiocruz Amazônia, e terá como mediador o pesquisador em Saúde Publica, Felipe Pessoa. Na palestra, Luis Marcelo irá compartilhar sua vasta experiência em pesquisa e assistência em contextos desafiadores do Brasil.
A atividade será transmitida via plataforma Teams, por meio do link: https://teams.microsoft.com/meet/26085369626892?p=HiErBn6nhUsH3p3yTf, utilizando ID da Reunião: 260 853 696 268 92 e senha de acesso: TH9Ay99.
O professor Luís Marcelo Aranha Camargo possui graduação em Medicina – Abc Fundação, mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo e doutorado em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) pela Universidade de São Paulo. Sub-coordenador do INCT EPIAMO 2019-2025, é professor assistente do Instituto de Ciências Biomedias 5 da Universidade de São Paulo (USP) desde 1990 e colaborador do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia).
Atua como consultor no Centro Universitário Faema (Unifaema), é professor colaborador do curso de pós-graduação da Fundação de Medicina Veterinária e médico concursado do Centro de Medicina Tropical de Rondônia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Tropical, atuando principalmente nos seguintes temas: Rondônia, Amazônia, epidemiologia, malária e telessaúde.
Camargo atua há 31 anos em Rondônia. Ele foi um dos dois médicos contratados para ajudar nas pesquisas iniciais sobre a malária no Estado. Depois de finalizado o trabalho, se fixou em Monte Negro, onde auxiliou à prefeitura a montar um “modelo amazônico” de atenção e promoção da saúde. Além de participar ativamente da implantação e da evolução do ICB-5, Camargo dedicou seus estudos a outras doenças críticas na região, como leishmaniose, hanseníase e micoses.
O palestrante conta que vem trabalhando com populações tradicionais vulneráveis na Amazônia, entre quilombolas e ribeirinhos da área rural, e no ano passado esteve na Reserva Extrativista do Guajará Mirim (RO), realizando uma expedição juntamente com professores, alunos e profissionais da saúde do Centro Universitário Faema, em parceria com a USP Em Guajará, encontramos as doenças infecto parasitárias, como tuberculose, malária, ocorrendo na área em 20% da população e 50% com doenças crônicas não transmissíveis como doenças renais crônicas, hipertensão, diabetes, decorrentes dos hábitos alimentares da população idosa. Nosso propósito foi entender como administrar essa carga de doenças estando distante e com o sistema de saúde ausente”, relata o médico, em um documentário da Unifaema.
SOBRE O CENTRO DE ESTUDOS
O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.
ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa
Imagem: Mackesy Nascimento / Fiocruz Amazônia


