20ª RAIC da Fiocruz Amazônia destacará trajetórias de sucesso dos 24 anos de existência do programa de iniciação científica

Entre os dias 30/5 e 2/6, o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realizará a 20ª Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic), no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIC) da Fiocruz Amazônia, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Raic é um evento que acontece anualmente em todas as unidades da Fiocruz. Durante a reunião, os bolsistas do PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia apresentam os resultados dos projetos desenvolvidos no período de vigência do Programa, por meio da exposição e discussão de seus trabalhos, para avaliação dos projetos e intercâmbio de experiências entre estudantes, pesquisadores e demais profissionais.

Confira AQUI a programação.

Essa experiência reforça a importância da iniciação científica na construção do conhecimento e incentiva os jovens pesquisadores a prosseguirem nas carreiras acadêmicas. Durante os quatro dias de Raic, serão apresentados 43 trabalhos de graduandos de diferentes Instituições de Ensino de Manaus, divididos nas seguintes sessões temáticas: Microbiologia, Biotecnologia e Bioprospecção, Parasitologia e Imunologia, Entomologia, Saúde Coletiva e Epidemiologia.

Para o aluno Mesaqueuri Mota, participante do programa, as atividades desenvolvidas na Fiocruz Amazônia têm sido de grande importância para a obtenção de conhecimentos científicos, em especial sobre controle biológico de vetores com fungos. “Tem sido uma experiência única. Estou tendo a oportunidade de conhecer novas técnicas e ferramentas que estão auxiliando no desenvolvimento do meu projeto. Além disso, durante esse período, conheci pessoas incríveis que me auxiliaram e orientaram com paciência, como a Dra. Priscila Aquino, e principalmente a MSc. Kemily Moya”. conta.

Em 2022, o projeto de Mesaqueuri foi premiado como melhor trabalho na categoria de biotecnologia e bioprocessos. “Na edição anterior do PIC, meu projeto buscou avaliar a ação de fungos do gênero Aspergillus na eclosão de larvas de Aedes aegypti. E atualmente, continuo trabalhando com as mesmas espécies de fungos, todavia, avaliando o potencial larvicida frente ao mesmo vetor”, explica.

PAINEL DE ABERTURA

Com o tema “A importância da iniciação científica para a carreira profissional”, o painel de abertura será apresentado pelos palestrantes: Lucas Barbosa Oliveira (ILMD/Fiocruz Amazônia e Fametro); Gleica Soyan Barbosa Alves (UFAM e ILMD/Fiocruz Amazônia); e Amanda Lia Rebêlo Rabelo (HEMOAM e Nilton Lins).  A apresentação visa esclarecer a importância dos programas de iniciação científica na formação dos alunos de graduação e, estimular os estudantes a desenvolverem o pensar científico, relacionando com o desenvolvimento da ciência no país.

Segundo Priscila Aquino, pesquisadora do ILMD/Fiocruz Amazônia e, coordenadora do programa, o evento relembrará histórias de sucesso de egressos do programa e como a participação desses estudantes potencializou futuros anseios pela carreira científica.  “Teremos durante a abertura, um painel significativo, pois irá retratar histórias de sucesso que tivemos ao longo dos 24 anos de existência do programa de iniciação científica, onde iremos também comemorar a vigésima edição da reunião anual de Iniciação científica. Na ocasião, teremos egressos do programa que irão falar sobre suas trajetórias acadêmicas e, sobre como esse momento da iniciação científica foi importante para cada um deles, subsidiando ações na pós-graduação, entre outras atividades desenvolvidas, inclusive em alguns casos na área de saúde”, explica.

SOBRE O PIC

O Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia tem como objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e inovação tecnológica nos Determinantes Socioculturais, Ambientais e Biológicos do Processo Saúde-Doença-Cuidado para a melhoria das condições sociossanitárias na Amazônia;  estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação em suas atividades científicas, tecnológicas e profissionais; e proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas estudados ou alvo da pesquisa.