Seminário avaliará programa de excelência em pesquisa básica e aplicada em saúde dos laboratórios da Fiocruz Amazônia
O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) promove nos dias 27 e 28/4, às 9h, no Salão Canoas, auditório da Instituição, o Seminário de Avaliação e Acompanhamento do Programa de Excelência em Pesquisa Básica e Aplicada em Saúde dos Laboratórios da Fiocruz Amazônia (PROEP-LABS). A atividade coordenada pelo Comitê de Acompanhamento do programa, visa realizar prestação de contas do que foi realizado, bem como informar os resultados do novo edital.
Além das discussões sobre os trabalhos realizados pelos laboratórios do Instituto, serão apresentados os relatórios de avaliação final (Edição 2020), bem como a apresentação do Projeto (Edição 2023), submetidas à Chamada Nº 025/2022 – ILMD/FIOCRUZ AMAZÔNIA.
SOBRE O PROEP-LABS
O Programa objetiva apoiar projetos de pesquisa que visem à promoção da excelência na pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico em saúde do ILMD/Fiocruz Amazônia. A iniciativa está alinhada à Resolução n. 003/2022, do Conselho Deliberativo, de 16 de novembro de 2022 e, às diretrizes de planejamento da Fiocruz.
O PROEP-LABS possui ainda o intuito de fortalecer a estrutura e o desenvolvimento de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação nos Laboratórios de Pesquisa e pesquisadores da Instituição, garantindo a sustentabilidade, incentivando a produtividade e a avaliação contínua de desempenho, contribuindo com o compromisso de excelência em pesquisa do ILMD/Fiocruz Amazônia. O programa visa à promoção da excelência na pesquisa, inovação e o desenvolvimento tecnológico em saúde nos Laboratórios de Pesquisa do ILMD/Fiocruz Amazônia.
A partir do êxito alcançado ao longo de suas edições, hoje se constitui como um Programa Institucional Estratégico, compondo o portifólio de programas perenes estruturantes, juntamente com o Programa de Iniciação Científica, Programa Visitante Sênior. Com os investimentos do PROEP, tem sido fortalecida a estrutura de pesquisa nos Laboratórios da Instituição, garantindo sustentabilidade de projetos de longo prazo, incentivando a produtividade, a captação de novos recursos e a avaliação contínua de desempenho, contribuindo com o compromisso de excelência em pesquisa do Instituto.