Fiocruz Amazônia e Usaid lançam curso online e gratuito sobre agravos imunopreveníveis para agentes de saúde

O Projeto Amazônia: Ciência, Saúde e Solidariedade no Enfrentamento à Covid-19 – desenvolvido pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia) em parceria com a Agência para o Desenvolvimento Internacional (Usaid, na sigla em inglês) -, acaba de lançar o curso de atualização Agravos Imunopreveníveis de interesse em Saúde Pública na Amazônia (https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/agravosimunopreveniveis2023/), disponível na plataforma do Campus Virtual Fiocruz. A formação, online e gratuita, é destinada a profissionais de saúde da Atenção Básica das redes municipais, especialmente voltada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários Indígenas de Saúde (Acis), vinculados às secretarias de Saúde dos municípios amazônicos, mas também aberta a profissionais de outras regiões. As inscrições já estão disponíveis.

Inscreva-se já!

O curso visa fortalecer o enfrentamento à Covid-19 e qualificar a atuação desses profissionais em seus territórios, incentivando a melhoria da cobertura vacinal preconizada pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (PNI/MS). O conteúdo da formação conta com videoaulas, materiais de estudo, exercícios e outros, que estão totalmente disponíveis de maneira digital na plataforma do Campus Virtual Fiocruz.

A iniciativa é uma das estratégias do Projeto Amazônia, desenvolvido desde o ano passado pelo ILMD/Fiocruz Amazônia em parceria com a agência norte-americana Usaid por meio da New Partnerships Initiative (NPI Expand), a Sitawi Finanças do Bem, e com o financiamento da Usaid.

Para o pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz Amazônia Fernando Herkrath – coordenador da Frente 1 do Projeto Usaid/NPI Expand, e responsável pelo desenvolvimento do curso -, a iniciativa visa aprimorar a qualificação dos agentes de saúde para auxiliar nas ações de combate e prevenção da Covid-19 e outras doenças imunopreveníveis. Segundo ele, a ideia é potencializar o exercício do pensamento reflexivo dos agentes de saúde, ampliando seu escopo de atuação no combate às doenças transmissíveis junto às populações sob sua responsabilidade, bem como aprimorar o controle e a prevenção de agravos, tomando a Covid-19 como objeto de reflexão e ação para o controle e a prevenção de doenças em territórios adscritos à rede de Atenção Primária à Saúde.

“Por meio do projeto, pactuamos uma série de atividades junto aos Conselhos dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) do Amazonas e de Rondônia, que nos permitiu realizar, desde julho de 2022, 31 turmas presenciais deste curso para um público de mais de 1.200 agentes de saúde de 16 municípios dos dois estados. Com o curso oferecido à distância, a intenção é ampliar esse alcance, permitindo o acesso de forma universal a esse público-alvo, em todos os municípios da Amazônia Legal, atendendo às diretrizes da Frente 1 do Projeto Fiocruz Amazônia: Ciência, Saúde e Solidariedade no enfrentamento da pandemia de Covid-19”, afirma Herkrath.

SOBRE OS PARCEIROS

No Brasil, a USAID, a NPI Expand e a Sitawi Finanças do Bem se uniram para criar uma parceria para apoiar a resposta à Covid-19 na Amazônia. Entre 2020 e 2021, a primeira fase do projeto do NPI Expand Resposta à Covid-19 na Amazônia distribuiu mais de 23 mil cestas básicas e kits de higiene, capacitou mais de 500 agentes comunitários de saúde, doou mais de 1,4 milhão de máscaras feitas por costureiras locais e divulgou mensagens educativas de prevenção para mais de 875 mil pessoas na região.

A Fase 2 está promovendo maior resiliência das comunidades amazônicas através do apoio amplo a vacinação contra a Covid-19, campanhas de informação e combate à fake News, e apoiando os sistemas locais de saúde na região com equipamentos e insumos para detectar, prevenir e controlar a transmissão de Covid-19, bem como realizar o acompanhamento de casos agudos de Covid-19 e tratar as sequelas de síndrome pós-Covid-19.

SOBRE O CURSO

O curso Agravos Imunopreveníveis de Interesse em Saúde Pública na Amazônia é formado por 2 unidades, divididas em 8 aulas e um total de 32h de carga horária.

Conheça a estrutura do curso:

Unidade 1

1 – Panorama Epidemiológico da Covid-19

2 – Aspectos da expressão clínica da Covid-19 de interesse para o trabalho do agente de saúde

3 – Diagnóstico Laboratorial da Covid-19

4 – Prevenção da Covid-19

Unidade 2

5 – Panorama epidemiológico das doenças preveníveis por imunizantes

6 – Política de imunização no Sistema Único de Saúde no Brasil como estratégia de prevenção/erradicação de doenças imunopreveníveis

7 – Premissas e estratégias de imunização na Atenção Básica e no território de atuação do ACS/ACE

8 – Prevenção da Covid-19 através da vacinação