Fiocruz Amazônia faz últimos ajustes para abertura do ano letivo institucional

A comissão organizadora, responsável pela coordenação da solenidade de Abertura do Ano Letivo 2023, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia), reuniu-se nesta quarta-feira, 1/3, para os últimos ajustes da realização do evento de abertura do calendário acadêmico, dos programas de pós-graduação da Instituição. Com o tema “Desafios de controle da malária na crise de saúde na Terra Indígena Yanomami”, André Machado de Siqueira, pesquisador do Laboratório de Doenças Febris Agudas, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/FIOCRUZ), ministrará no dia 13/3, às 9h, a palestra inaugural do evento.

A reunião de planejamento foi coordenada pela Vice-diretoria de Ensino, Informação e Comunicação, e contou com a participação de Larissa Prado, chefe de Gabinete Institucional; Priscila Ferreira Aquino, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBIO-Interação); Eduardo Garcia, chefe da Seção de Secretaria Acadêmica (SECA) e, Victor Aquino, coordenador geral da Associação dos Pós-Graduandos – APG Fiocruz Amazônia.

Durante a reunião foi destacada a importância de planejar o evento que marca inserção destes profissionais da saúde na Fiocruz como integrantes do corpo acadêmico da Fiocruz Amazônia. A acolhida é um momento de boas-vindas aos alunos. Na visão da diretoria do ILMD/Fiocruz Amazônia, a acolhida é uma forma de fazer com que as pessoas se sintam parte da Fiocruz.

Os programas, cursos e atividades de ensinos desenvolvidos pela Fiocruz Amazônia visam qualificar profissionais para funções especializadas nos campos das ciências e tecnologias em saúde, necessários à sociedade, bem como aprofundar conhecimentos e habilidades, voltando-se prioritariamente para a área de Saúde Coletiva e afins, promovendo atualização sobre os avanços de conhecimentos nesse campo e a ampliação das competências profissionais dos discentes

A acolhida dos novos discentes é também uma oportunidade de propor as primeiras discussões do ano sobre temas de relevância para a saúde pública. A abertura do ano letivo já é uma tradição na instituição. Atualmente a unidade conta com os seguintes cursos: Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBIO-Interação) – Mestrado e Doutorado; Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA) – Mestrado; Doutorado em Saúde Pública na Amazônia; Doutorado Acadêmico em Saúde Pública na Amazônia (DASPAM); Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde).