Fiocruz Amazônia marca presença no 13º Congresso de Saúde Coletiva da Abrasco 2022

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) marcará presença na 13a edição do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que ocorrerá de 19 a 24/11, em Salvador (BA), com a participação de pesquisadores, docentes e alunos da pós-graduação da unidade, em palestras, mesas-redondas, exposição de trabalhos científicos, entre outras atividades. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e, este ano, terá como tema “Saúde e Democracia: Diversidade, Equidade e Justiça Social”. O Abrascão 2022 promoverá debates transversais e livres, com a parceria de instituições governamentais e não-governamentais, por meio das Tendas da Ciência, além da programação pré-congresso com palestras coordenadas e propostas por colaboradores do ILMD sobre temas variados, nos dias 19 e 20/11.

Os pesquisadores, discentes e colaboradores do ILMD/Fiocruz Amazônia, ao longo dos 43 anos de existência da Abrasco, têm atuado no processo de consolidação das diversas iniciativas da entidade, protagonizadas pelos fóruns, comissões, comitês e grupos de trabalho temáticos, como de Saúde Indígena, Saúde Ambiental, Violência e Saude, Promoção da Saúde e Epidemiologia. As oficinas e reuniões dos grupos de trabalho temáticos constituem atividades pré-congresso, as quais contarão com a coordenação e participação do ILMD nos dias 19 e 20.

O Abrascão 2022 contará com mais de dez representantes do Fiocruz Amazônia, entre pesquisadores e discentes de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva. Participarão os pesquisadores Amândia Braga Lima Sousa, Fernando José Herkrath, Jesem Douglas Yamall Orellana, Júlio César Schweickardt,  Maria Luiza Garnelo Pereira, Marcilio Sandro de Medeiros, Michele Rocha de Araújo El Kadri, Rodrigo Tobias de Sousa Lima e Rita Suely Bacuri de Queiroz, juntamente com os discentes de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva do ILMD Anny Beatriz Costa Antony de Andrade e Raniele Alana Lima Alves.

O evento acontecerá presencialmente no Centro de Convenções de Salvador. Entre as Tendas da Ciência, a “Tenda Dom Helder” coordenada pelos pesquisadores Marcilio Sandro de Medeiros (do ILMD/Fiocruz Amazônia), Edinilsa Ramos de Souza da Claves (da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz) e Liliana Santos, da Instituto de Saúde Coletiva (ISC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A Tenda promoverá diálogos em formato de rodas-de-conversa entre os representantes das instituições governamentais e não governamentais, com profissionais, pesquisadores, militantes de movimentos sociais e pessoas de diversos campos do conhecimento científico e popular. No espaço, acontecerão atividades distintas nos formatos de rodas de conversa, exibição de filmes, séries e relatos de experiências sobre os temas: Direitos Humanos e Cidadania: lutas por equidade e justiça social; Segurança Alimentar e Nutricional da População Negra; Prevenção, Cura e Promoção da Saúde no Quilombo, na Aldeia e na Cidade; Ecocídio e Direitos Humanos; Racismo/Etnicidade e Violência: informações que invisibilizam e comunicação truncada; O papel dos catadores e catadoras de material reciclável na construção de cidades saudáveis; Redes de atenção, prevenção, apoio, proteção e garantias de direitos a pessoas em situação de violência.

No pré-congresso, o pesquisador da Fiocruz Amazônia Jesem Orellana estará coordenando no dia 19/11, das 9h às 12h30, na sala 1, a Reunião de Integração e Planejamento da Comissão de Epidemiologia da Abrasco (Gestão 2021-2024), sobre o tema Desafios da Epidemiologia para Atuação em Contexto da Deterioração Democrática e das Condições de Vida e Saúde no Brasil. Em duas reuniões de Comunicação Coordenada, no dia 22/11, pela manhã e à tarde, ele abordará os temas Vacinação e Vigilância Epidemiológica durante a Pandemia de Covid-19, na Sala Margarida Alves, e sobre o Programa Nacional de Imunização e os desafios da Hesitação vacinal, no dia 22/11, das 13h10 às 14h40, Mezanino A, Sala 103.

A pesquisadora em Saúde Pública Michele Rocha de Araújo El Kadri estará participando do evento promovido pelo Programa de Políticas Públicas, Modelos de Atenção e Gestão do Sistema e Serviços de Saúde (PMA), da Fiocruz, no dia 19/11, na Faculdade de Direito da UFBA, e no dia 22/11 fará apresentação do trabalho intitulado Organização dos Serviços e Práticas de Gestores e Profissionais de Saúde diante das Singularidade e Necessidades de uma Localidade Rural Amazônica, na reunião sobre os temas “Os Desafios da Superação das Desigualdades nos Territórios e Populações Vulnerabilizadas” e “Desafios do Processo de Regionalização no SUS”, das 8h30 às 10h, na Sala Cida Lemos

Com o trabalho “Desafios de fazer saúde no território líquido”, a pesquisadora da Fiocruz Amazônia Amândia Braga Lima Souza fará apresentação na reunião sobre Desafios do Processo de Regionalização no SUS, que acontecerá no dia 23/11, das 13h10 às 14h40, na Sala Izabel dos Santos

SOBRE A ABRASCO

A Abrasco foi criada em 1979 com o objetivo de atuar como mecanismo de apoio e articulação entre os centros de treinamento, ensino e pesquisa em Saúde Coletiva para fortalecimento mútuo das entidades associadas e para ampliação do diálogo com a comunidade técnico-científica e desta com os serviços de saúde, as organizações governamentais e não governamentais e a sociedade civil. A Associação apoia e desenvolve projetos, seminários, oficinas e realiza congressos na América Latina. Ao longo de sua atividade, a Abrasco participou e segue presente em diversos espaços de representação social, como o Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), e fóruns de Ciência e Tecnologia, com foco na formulação e no monitoramento das políticas públicas de saúde, de educação e de ciência e tecnologia.