Palestra do Centro de Estudos irá abordar aspectos evolutivos, biológicos e comportamentais que influenciam no surgimento das pandemias

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 18/11, às 10h (horário/Manaus), a palestra: “O Pandemicoeno: porque as pandemias acontecem?”, a ser ministrada pelo pesquisador, Flávio Guimarães da Fonseca, Professor Associado junto ao Departamento de Microbiologia do ICB, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Segundo o pesquisador, “nos últimos 150 anos o número de pandemias registradas historicamente é 15 vezes maior que em outros períodos. Mesmo considerando vieses de registro, o número de pandemias é particularmente concentrado nos últimos 70 anos”. A palestra irá abordar quais aspectos evolutivos, biológicos e comportamentais ajudam a explicar esse fenômeno. Teremos novas pandemias? É possível evitá-las? Estes são alguns dos questionamentos a serem respondidos pelo pesquisador.

A palestra será transmitida através da plataforma Zoom, por meio do link:

https://us06web.zoom.us/j/87418385625?pwd=T1hVU2w1d29oUGRCWHpwaHV1b3VIUT09

(ID: 874 1838 5625) e (Senha: 776348)

SOBRE O PALESTRANTE

Flávio é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais e, doutor em Ciências Biológicas (Microbiologia, ênfase em Virologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou dois pós-Doutorados, sendo um junto ao National Institutes of Health (NIH), em Bethesda, MD, EUA e o segundo realizado no Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR), Belo Horizonte.

Atualmente é Professor Associado junto ao Departamento de Microbiologia do ICB, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e membro do Comitê gestor e científico do Centro de Tecnologia em Vacinas da UFMG (CT-Vacinas), em Belo Horizonte, MG. Foi Coordenador do curso de Pós-graduação em Microbiologia da UFMG (conceito 7 CAPES) tendo sido eleito para duas gestões consecutivas (2017-2021).

É Presidente da Sociedade Brasileira de Virologia (SBV – gestão 2021/2022), tendo sido vice-Presidente na gestão anterior (2019/2020). Tem experiência nas áreas de Microbiologia – com ênfase em Virologia – e Vacinologia. Através da pesquisa, ensino e extensão vem atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia molecular de vírus, principalmente dentro do grupo dos poxvírus; Epidemiologia molecular viral, particularmente do poxvírus; Desenvolvimento de imunógenos experimentais e estratégias não-clássicas de vacinação contra patógenos diversos utilizando vetores virais recombinantes (MVA), proteínas recombinantes e nanomateriais.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.