Fiocruz Amazônia discute Planejamento Estratégico dos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGBIO

A coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro (PPGBIO-Interação), do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), realizou reunião, na sexta-feira, 11/11, com o objetivo de acompanhar o andamento da elaboração das metas e compromissos que serão assumidos no Planejamento Estratégico do Programa para o quadriênio 2022 a 2025. O PPGBIO tem como finalidade formar pesquisadores em saúde coletiva com foco na dinâmica de transmissão das doenças e as interações moleculares e celulares da relação patógeno-hospedeiro no âmbito da maior biodiversidade mundial. A primeira versão do Planejamento Estratégico do PPGBIO 2022 – 2025 foi elaborada por uma comissão de docentes e discentes, e encontra-se atualmente na fase de contribuições do corpo docente para posterior validação.

O novo Planejamento Estratégico busca refletir sobre a missão, valores e diretrizes do Programa para o período. Para conduzir o processo foi constituído um grupo de trabalho que terá como coordenadora a pesquisadora Priscila Ferreira de Aquino, a vice-coordenadora Stefanie Costa Pinto Lopes, os docentes Paulo Afonso Nogueira e Cláudia Maria Ríos Velásquez e a representação discente, formada pelos alunos Eric Fabricio Marialva dos Santos e Gabrielle Sales de Medeiros, além de Eduardo Lima Garcia pelo Ensino. A reunião propôs o aperfeiçoamento de estratégias que visem divulgar o acervo acadêmico virtual da instituição (Repositório Institucional Arca e o Catálogo Mourisco) para subsidiar a alimentação da plataforma Sucupira no que tange à produção acadêmica docente, discente e dos demais colaboradores.

O Planejamento Estratégico do PPGBIO contribuirá para a realização das metas e o aprimoramento das ações no desenvolvimento de pesquisas que contribuam efetivamente para a diminuição das desigualdades sociais e a superação das iniquidades em saúde. “O planejamento estratégico é fundamental para definir os próximos passos do programa. Nele, estamos levando em consideração, além das avaliações e dimensões pedidas pela CAPES, inclusive a avaliação quadrienal que o programa recebeu recentemente, como também as diretrizes do programa de desenvolvimento institucional de Ensino da Fiocruz e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, todos servem de parâmetro para que possamos pensar metas e indicadores visando o crescimento e a progressão do PPGBIO nos próximos anos, buscando incrementos como o da internacionalização da pesquisa e a formação profissional dos nossos estudantes, bem como subir de nota na próxima avaliação da CAPES”, explicou Priscila Aquino, vice-coordenadora do Mestrado Acadêmico do PPGBIO.

SOBRE O PPGBIO

Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro se enquadra na grande área em Parasitologia devido à pesquisa e ensino terem ênfase na eco-epidemiologia e biodiversidade de micro-organismos e vetores; fatores de virulência, mecanismos fisiopatológicos e imunológicos associados na interação parasito-hospedeiro. Estes diversos aspectos são os principais delineadores para escolha da área de concentração da Ciências Biológicas III, por esta ser uma área multidisciplinar e baseada no eixo bioquímica, genética, biológico, celular e molecular. Os alunos recebem uma formação em áreas estratégicas por sua importância e que precisam ser desenvolvidas no Estado.