Fiocruz Amazônia integra pesquisa e coordenação de seminário sobre acesso à saúde e vulnerabilidades de migrantes internacionais

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) é uma das dez instituições de ensino e pesquisa que integram a pesquisa nacional “Acesso à saúde e vulnerabilidades de migrantes internacionais no contexto de disseminação da COVID-19”. Para apresentar à comunidade os resultados iniciais do trabalho será realizado um seminário, com o mesmo nome, no formato on line, no próximo dia 1º de dezembro, das 8h às 17h. As inscrições já se encontram abertas e podem ser feitas pelo link https://bit.ly/3VCN1oR. O seminário tem como objetivo promover um debate como marco inicial do projeto de pesquisa interinstitucional em rede colaborativa que possa fornecer ferramentas teóricas e conceituais para o trabalho da equipe da pesquisa, coordenada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com apoio de instituições de diversos estados.

O seminário internacional terá como palestrantes a professora Denise Martin, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Alejandro Goldberg, do Instituto de Ciências Antropológicas e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília, Eduardo Siqueira, Universidade de Massachusetts (EUA), e Jefrey Lesser (Emory University/Unifesp/IEA/USP). O projeto é desenvolvido com a participação da Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Uberlândia, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), University of Massachusetts- Boston, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Emory University e Fiocruz Amazônia.

A técnica em saúde pública Fabiane Vinente, pesquisadora do Laboratório de Histórias, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (Lahpsa), da Fiocruz Amazônia, ue participa do grupo de pesquisa e explica que a finalidade do trabalho é investigar o impacto do confinamento ocasionado pela pandemia de COVID-19 sobre as condições sanitárias e de acesso à saúde de imigrantes em diferentes estados do País. Será realizada uma pesquisa qualitativa a partir de entrevistas com informantes-chaves e migrantes em locais de importante presença de migrantes no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Santa Catarina, Minas Gerais e Amazonas) e no exterior (Argentina, Espanha, Portugal e Estados Unidos).

A pesquisa visa identificar as problemáticas relacionadas ao acesso à saúde e proteção social dos migrantes internacionais e refugiados, assim como oferecer subsídios às políticas públicas em relação às necessidades desta população no contexto da pandemia de COVID-19. Os resultados desta pesquisa poderão contribuir na identificação dos problemas vivenciados por estas pessoas e fornecer um mapa das principais necessidades sociais e em saúde observadas junto aos imigrantes, possibilitando a formulação de subsídios para políticas públicas que visem eliminar as desigualdades de acesso a serviços.