Fiocruz Amazônia, Unicef e organizações indígenas reúnem lideranças e pajés em Manaus para workshop Medicina Indígena

Com a finalidade de socializar as atividades das oficinas realizadas ao longo deste ano nos Estados do Amazonas e Maranhão, o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), em parceria com o Ministério da Saúde,  Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Centro de Medicina Indígena, realizou nesta terça-feira, 25/10, em Manaus, o Workshop Medicina Indígena, reunindo cerca de 50 participantes, entre lideranças indígenas, pajés, tuxauas e kumuãs especialistas em Medicina Indígena. O evento acontece no Hotel Blue Tree, no Adrianópolis.

O workshop cumpre mais uma etapa da formação do Projeto ECHO COVID, de Fortalecimento da Resposta ao Covid-19 na Região Amazônica do Brasil. A intenção, de acordo com o pesquisador da Fiocruz Amazônia, Júlio César Schweickardt, coordenador do componente Medicina Indígena do projeto, é promover o compartilhamento de saberes entre os diferentes atores do projeto, vindos de diversas comunidades dos Pólos Regionais de Saúde Indígena. “São rezadores, benzedores, parteiras e raizeiros que farão um intercâmbio de informações e experiências, visando construir redes de saberes tradicionais e paralelamente fortalecer a Medicina Indígena no Brasil, em especial na Amazônia”, explica.

As oficinas de Medicina Indígena já foram realizadas nos municípios de São Gabriel da Cachoeira (18 a 19/08), na comunidade Maturacá; em Araribóia, no Maranhão (8 a 10/09), e Benjamim Constant (21 a 23/09), no Pólo Base Filadélfia, na Região do Alto Solimões, no Amazonas. O projeto é financiado pelo Europian Civil Protection and Humanitarian Aid Operativos (ECHO) e visa o fortalecimento da resposta da pandemia em vigilância, saúde mental e medicina tradicional com povos indígenas de quatro Estados (Amazonas, Roraima, Pará e Maranhão).

O projeto é desenvolvido pelo Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA), do ILMD / Fiocruz Amazônia e conta com a colaboração dos pesquisadores em Saúde Pública Júlio Schweickardt, Michele El Ladri, Kátia Lima, Fabiane Vinente e Alessandra Pereira.