Palestra do Centro de Estudos irá abordar propriedades imunomoduladoras e impacto no desenvolvimento da Leishmaniose Tegumentar
O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 9/9, às 10h (horário/Manaus), a palestra: “Sand fly saliva: immunomodulatory properties and impact on the development of Cutaneous Leishmaniasis”, a ser ministrada pela pesquisadora Camila Indiani de Oliveira, da Fiocruz Bahia – Instituto Gonçalo Moniz (IGM).
Durante a palestra a pesquisadora abordará estudos do grupo de pesquisa ao qual faz parte, onde abordaram a interação vetor-hospedeiro vertebrado e como a resposta imune às proteínas da saliva influencia no desfecho da infecção por L. braziliensis. A palestra será transmitida através da plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/86424499737?pwd=c093eWd6UjhmT2lvK3lZS1FJN3pKQT09 (ID: 864 2449 9737) e (Senha: 819292)
SOBRE A PALESTRANTE
Camila é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo e, doutora em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) pela Universidade de São Paulo. É professora permanente dos cursos de pós-graduação em Patologia (UFBA-FIOCRUZ) e em Ciências da Saúde (UFBA) e, professora adjunta da Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciências.
Tem experiência em Protozoologia Parasitária Humana e Leishmaniose e se dedica a estudar a interação Leishmania-Hospedeiro-Vetor. Em 2011 foi indicada a membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Em 2017 foi indicada como Membro Junior da Academia de Ciências da Bahia. Atuou como Vice-diretora de Pesquisa da Fiocruz Bahia entre 2017 e 2021. É Coordenadora Adjunta da área de Ciências Biológicas III (CAPES). É vice-presidente da Sociedade Brasileira de Protozoologia.
CENTRO DE ESTUDOS
O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.
Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.