Centro de Estudos abordará pesquisas que envolvem patógeno associado a doenças neonatais

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 19/8, às 10h (horário/Manaus), a palestra: “Estreptococos do grupo B no contexto materno-infantil na Amazônia”, a ser ministrada pelo pesquisador, Anjo Gabriel Carvalho, vinculado ao Laboratório de Microbiologia, da FIOCRUZ Rondônia.

Segundo pesquisador, “a bactéria Streptococcus agalactiae (Estreptococos do grupo B ou GBS) é o principal agente etiológico de infecções neonatais atualmente, sendo a colonização do sítio retovaginal de gestantes o principal fator de risco para o desenvolvimento das patologias. O Brasil se enquadra na lista de países onde GBS não é reconhecido como um relevante patógeno associado a doenças neonatais. Na Amazônia Brasileira há uma limitação de dados relacionados a esse microrganismo”, explicou.

A apresentação abordará estudos que envolvem a identificação e caracterização da prevalência e aspectos epidemiológicos da colonização por GBS em gestantes na região de Porto Velho-Rondônia, assim como dados relacionados ao perfil de virulência e suscetibilidade aos antimicrobianos profiláticos.

A palestra será transmitida através da plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/89198933086?pwd=WWhHZjh1VnllUXoyVnRBV1N3aVUxdz09 com acesso através do (ID: 891 9893 3086) e (Senha de acesso: 984047)

SOBRE O PALESTRANTE

Stefanie Lopes é pesquisadora em Saúde Pública no Instituto Leônidas e Maria Deane – Fiocruz Amazônia. Formou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, onde obteve Mestrado e Doutorado, em Genética e Biologia Molecular.

Sua principal área de pesquisa é a biologia de Plasmodium vivax, com foco na compreensão do significado biológico de fenótipos citoadesivos desta espécie de Plasmodium. Seu grupo está atualmente investigando as habilidades de citoadesão de gametócitos de P. vivax e seu papel na infecção no inseto vetor da malária.

Além disso, o grupo também está tentando desenvolver uma plataforma para investigar drogas com ação em diferentes estágios de vida de Plasmodium vivax. Foi coordenadora do PPGBIO-Interação de 2018 a 2022. Atualmente é Vice-Diretora de Pesquisa e Inovação da Fiocruz Amazônia.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento