Centro de Estudo apresentará pesquisa e desenvolvimento em doenças negligenciadas no Brasil

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 27/5, às 10h (horário/Manaus), a palestra: Pesquisa e desenvolvimento em doenças negligenciadas no Brasil: implicações para os programas de controle, a ser ministrada por Guilherme Loureiro Werneck, professor do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A palestra irá abordar as doenças tropicais negligenciadas, em especial um grupo de doenças infecciosas que afeta predominantemente as populações mais pobres e vulneráveis e contribui para a perpetuação dos ciclos de pobreza, desigualdade e exclusão social. Segundo o pesquisador o estudo científico em doenças negligenciadas desempenha papel crucial para a superação de seus impactos deletérios na população. Porém, é patente que existem entraves para sua tradução em novos produtos para prevenir, diagnosticar, controlar ou curar doenças negligenciadas em países em desenvolvimento.

A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/85477450784?pwd=TnBXT2QvbnNTL1I2SkxCeVI0c1BZZz09

 (ID: 854 7745 0784) e (Senha de acesso: 400138)

SOBRE O PALESTRANTE

Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Guilherme é mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Saúde Pública e Epidemiologia pela Harvard School of Public Health. Completou estágio de pós-doutorado no Department of Global Health and Population / Harvard School of Public Health, onde atuou como pesquisador visitante.

Foi pesquisador visitante no David Rockefeller Center for Latin American Studies (Harvard University). Atualmente, é professor associado do Departamento de Epidemiologia do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e, professor adjunto do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo em ambos exercido a função de coordenador dos respectivos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

Exerceu atividades de ensino e pesquisa como pesquisador visitante, no Departamento de Endemias Samuel Pessoa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – Fiocruz. Foi membro do “WHO Expert Advisory Panel on Parasitic Diseases (Leishmaniasis)” e compôs a comissão da Avaliação dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu pertencentes à Área de Saúde Coletiva (CAPES). Além disso, exerceu o cargo de Coordenador da área de Saúde Coletiva na CAPES.

Desenvolve suas atividades no campo da Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, e suas linhas de pesquisa versam principalmente sobre os seguintes temas: epidemiologia das doenças infecciosas, métodos epidemiológicos, epidemiologia e controle da leishmaniose visceral, análise de dados espaciais, bioestatística, avaliação da validade e confiabilidade de instrumentos de aferição, epidemiologia das violências.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia
Imagem: Mackesy Nascimento