Fiocruz Amazônia participa do Programa Papo Cidadão do Ministério Público do Amazonas sobre vacinação de crianças

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) participou nesta terça-feira, 2/05, da live do Programa Papo Cidadão, do Ministério Público do Estado do Amazonas, com o tema Vacinação de Crianças, realizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional da Procuradoria Geral de Justiça do MPAM. O virologista da Fiocruz Amazônia Felipe Gomes Naveca, coordenador da Vigilância Genômica do SARS-CoV-2 no Amazonas, foi um dos convidados do programa e ressaltou a importância da vacinação para a saúde da população, destacando os esforços da Ciência para o desenvolvimento de vacinas e a eficácia do Programa Nacional de Imunização do Brasil para o atingimento das metas de vacinação.

A pouca adesão às campanhas de vacinação infantil, voltadas para as crianças de cinco a 11 anos, é motivo de preocupação para o MPE, conforme salientou a promotora de Justiça, Luissandra Chixaro de Menezes, titular da 58ª Promotoria de Justiça da Saúde do MPAM.  “Os pais decidem por não levar as crianças para vacinar muitas vezes por falta de informação e também devido à proliferação das fakenews, que levam insegurança à população e o Ministério Público como órgão de defesa da sociedade, deve utilizar dos meios que dispõe para conscientizar sobre a segurança da vacinação para prevenção de doenças erradicadas que correm o risco de reaparecerem”, destacou.

Felipe Naveca observou também que não existe argumento plausível para se desfazer dos benefícios das vacinas. “O Programa Nacional de Imunização (PNI) é um exemplo mundial, com seu calendário de cobertura anual com as mais importantes vacinas oferecidas à população. Outro erro, ocorrido no decorrer da pandemia, foi o de julgar como ineficiente as vacinas contra a Covid-19 porque foram feitas rapidamente.

Importante que se diga que a base de conhecimento por trás de uma vacina remonta décadas, o que se fez foi utilizar o acúmulo de informações de muitos anos para a produção da vacina que vencesse o maior desafio dos últimos anos, que foi o da Covid 19”, relembrou. O programa Papo Cidadão contou também com a participação da presidente da Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosemary Costa Pinto, Tatyana Costa Amorim Ramos.