Equipe de conservação no ILMD/Fiocruz Amazônia recebe treinamento em biossegurança

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), por meio do Serviço de Gestão de Infraestrutura (Seinfra), em parceria com o Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust), promoveu na última segunda-feira, 2/05, o treinamento da equipe responsável pelo trabalho de conservação e limpeza da unidade, apresentando os princípios básicos de biossegurança e procedimentos operacionais padrão, com o objetivo de capacitar os colaboradores em relação aos conceitos de qualidade para otimização dos serviços. O treinamento foi ministrado pela bióloga Natalia Regina Antunes Salinas, que tem especialização em ISO 9001, 14.644, 14.446 e 90001/15, e é membro do Comitê de Assessoramento da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), No 244.

De acordo com a chefe do Seinfra, Helena Coutinho, esse será o primeiro de uma série de treinamentos que deverão ocorrer ao longo de 2022. “A iniciativa foi de extrema relevância para a unidade pois destacou as premissas básicas de limpeza com qualidade, economia de insumos e foco na melhoria contínua das nossas atividades em meios salubre e insalubre realizadas pelos profissionais”, avalia, acrescentando que a ação possibilita um ambiente cada vez mais seguro para todos que trabalham e frequentam o ILMD. Entre os procedimentos abordados, higienização dos bebedouros (incluindo garrafões e torneiras), filtros, manuseio seguro e destinação final de resíduos sólidos, conceitos e normas técnicas em uso equipamentos de proteção individual (EPIs).

O treinamento contou, também, com a participação dos colaboradores e servidores administrativos do Seinfra. Natalia Salinas destacou a importância dos serviços de conservação e limpeza para uma instituição de ensino e pesquisa em saúde, como o ILMD/Fiocruz Amazônia. “Os colaboradores que atuam nesse área de conservação normalmente são terceirizados e precisam ter noções de biossegurança, dentro dos conceitos da NR 32 (Norma Regulamentadora que estabelece as diretrizes básicas para implementação de medidas de proteção à segurança e a saúde dos trabalhadores em serviços de saúde), NR 56 (referente ao uso adquado de EPIs, como luvas, uso de máscaras) e a RDC 222/18 (Resolução de Diretoria Colegiada que regulamenta as boas práticas de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, com segregação, coleta e destinação final de maneira ambientalmente adequada), entre outros”, exemplificou.