Centro de Estudos irá discutir desafios para vigilância de base comunitária indígena em Manaus

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 25/3, às 10h (horário/Manaus), a palestra: “Saúde indígena na cidade: desafios para a construção de um sistema de vigilância de base comunitária em Manaus”, a ser ministrada por Fabiane Vinente dos Santos, pesquisadora do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA), do ILMD.

Segundo explica a pesquisadora, “a estratégia de Vigilância de Base Comunitária (VBC) consiste em um processo de participação da comunidade na detecção, notificação, resposta e monitoramento de emergências de saúde. O VBC define a comunidade como protagonista do processo de autocuidado e investe na capacidade desta, em obter informações sobre processos de saúde e doença antes dos meios ditos formais do sistema de saúde”.

Na oportunidade, Fabiane apresentará o “Projeto-Piloto de Vigilância epidemiológica de base comunitária com o uso das TICs em comunidades indígenas urbanas de Manaus”, ou simplesmente “Projeto Capim Santo”, que tem como finalidade utilizar este potencial na estruturação da VBC, usando como ferramenta um aplicativo de celular, no contexto do enfrentamento da pandemia de Covid-19, entre comunidades indígenas em uma cidade amazônica.

A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/81332890002?pwd=UWU3Uk91akZ1QTgwOVZ0Mkg2bHU2QT09 (ID:  813 3289 0002) e (Senha: 335638).

SOBRE A PALESTRANTE

Graduada em Ciências Sociais e mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Fabiane Vinente é doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é técnica em Saúde Pública e pesquisadora do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA), do ILMD/ Fiocruz Amazônia.

Vinente é ainda membro do corpo docente no Mestrado Profissional em Saúde da Família – PROFSAÚDE. Desenvolve trabalhos nas áreas de Sistemas de conhecimento ameríndios, Saúde e Migração, Políticas Públicas de saúde, Gênero, Saúde indígena, Etnologia indígena e Militarização de terras indígenas.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia
Imagem: Mackesy Nascimento