Fiocruz Amazônia realiza Oficina de Troca de Saberes, em Maués-AM

O Instituto Leônidas & Maria Deane  (ILMD/Fiocruz Amazônia), por meio do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (Lahpsa-ILMD), realiza nos dias 14 e 15 de outubro, de 8h às 17h, no Museu do Homem, em Maués (AM), a Oficina de Troca de Saberes do Projeto Redes Vivas.

A atividade integra o Projeto Redes Vivas e Práticas Populares de Saúde: conhecimento tradicional das parteiras tradicionais e a educação permanente em saúde para o fortalecimento da rede de atenção à saúde da mulher no estado do Amazonas. A oficina será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Maués e vai reunir gestores, profissionais da saúde e parteiras tradicionais.

O Projeto Redes Vivas tem como objetivos valorizar as práticas tradicionais e populares das parteiras através da pesquisa e da formação para o fortalecimento da Rede da Saúde da Mulher no Estado do Amazonas e conhecer e reconhecer o trabalho das parteiras tradicionais e as ações dessas mulheres no campo da saúde, garantindo o seu lugar como agentes de saúde nos territórios.

A atuação das parteiras é uma prática milenar de assistência ao parto, e de liderança e referência nos seus locais e contextos comunitários. As práticas das parteiras tradicionais trazem alguns temas importantes para a saúde da mulher como: cuidado, redes vivas, territorialidade, humanização e participação social. O projeto é coordenado pelo pesquisador Júlio Schweickardt.

O quê? Oficina de Troca de Saberes do Projeto Redes Vivas

Público? Gestores, profissionais da saúde e parteiras tradicionais

Onde? Museu do Homem, em Maués (AM)

Quando? 14 e 15 de outubro, das 8h às 17h

Para mais informações sobre o Lahpsa-ILMD/Fiocruz Amazonas, CLIQUE

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Imagem: Mackesy Nascimento