Fiocruz Amazônia realiza Oficina de Troca de Saberes, em Tabatinga-AM

De segunda a quarta-feira (18 a 20/10) o Instituto Leônidas & Maria Deane  (ILMD/Fiocruz Amazônia), por meio do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (Lahpsa-ILMD), realiza a Oficina de Troca de Saberes e Experiências entre Parteiras Tradicionais e Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (Emsi), no Polo Base Belém do Solimões, município de Tabatinga-AM.

A atividade integra o Projeto Redes Vivas e Práticas Populares de Saúde: conhecimento tradicional das parteiras tradicionais e a educação permanente em saúde para o fortalecimento da rede de atenção à saúde da mulher no estado do Amazonas. O evento conta com parceria do Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Secretaria Municipal de Saúde de Tabatinga e Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Solimões. Participam do encontro gestores, profissionais da saúde, parteiras tradicionais e Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena.

O Projeto Redes Vivas tem como objetivos valorizar as práticas tradicionais e populares das parteiras, através da pesquisa e da formação para o fortalecimento da Rede da Saúde da Mulher no Estado do Amazonas e conhecer e reconhecer o trabalho das parteiras tradicionais e as ações dessas mulheres no campo da saúde, garantindo o seu lugar como agentes de saúde nos territórios.

Na programação do encontro serão abordados o compartilhamento de saberes; meios para facilitar a articulação das parteiras com o serviço; e identificada a rede de cuidados obstétricos, com a construção de mapas de cuidado.

A atuação das parteiras é uma prática milenar de assistência ao parto, e de liderança e referência nos seus locais e contextos comunitários. As práticas das parteiras tradicionais trazem alguns temas importantes para a saúde da mulher como: cuidado, redes vivas, territorialidade, humanização e participação social. O projeto é coordenado pelo pesquisador Júlio Schweickardt.

O quê? Oficina de Troca de Saberes e Experiências entre Parteiras Tradicionais e Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena

Público? Gestores, profissionais da saúde e parteiras tradicionais

Onde?  Polo Base Belém do Solimões, município de Tabatinga-AM. (AM)

Quando? 18 a 10 de outubro.

Para mais informações sobre o Lahpsa-ILMD/Fiocruz Amazonas, CLIQUE

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas

Imagem: Mackesy Nascimento