Fiocruz Amazônia e SES-AM discutem ações compartilhadas no campo das IST/HIV/HV

A direção do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) recebeu comitiva da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) com o objetivo de tratar de futuras parcerias para ações de ensino e capacitação de profissionais de saúde da capital e interior do Amazonas, que atuam na prevenção e saúde de pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis e hepatites virais (IST/HIV/HV). O encontrou aconteceu no dia 15/10, na sede da Fiocruz Amazônia.

Participaram da reunião, representando a SES-AM, a secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde, Nayara Maksoud, e demais integrantes de sua equipe: Vanessa Homobono, Nádia Cristina Costa e Neylane Gonçalves. Pela Fiocruz Amazônia, a diretora Adele Schwartz Benzaken, e a responsável pelo Escritório de Projetos, Analice Carvalho.

“Nosso objetivo é formalizar parcerias entre o ILMD/Fiocruz Amazônia e a SES-AM  para capacitar os profissionais de saúde e trabalhar junto com a Secretaria na construção de fluxos, apoio técnico  e logístico, e matriciamento de atividades pedagógicas, além de outras ações no campo das IST/HIV/HV”, comentou a médica Adele Benzaken.

Durante o encontro foi abordada também a importância da retomada de atividades da atenção primária à saúde, relativas aos programas de monitoramento e prevenção de doenças, que foram impactados pela emergência sanitária causada pela Covid-19.

“Estamos trabalhando para que a atenção primária à saúde volte a assumir o que é dela, algumas ações ficaram por um tempo apagadas. Nossa ideia é fazer a capacitação das equipes de saúde, discutir a regionalização dos serviços, para que os pacientes não tenham que migrar, e estruturar os municípios para esses atendimentos”, explicou Nayara Maksoud.

Ao final da reunião, as participantes da SES-AM e Fiocruz Amazônia discutiram meios para futuras assinaturas de termo de cooperação técnica e de convênio entre as instituições.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Foto: Marlúcia Seixas