Fiocruz Amazônia realiza Seminário Interno da Pesquisa

A direção do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promoveu nos dias 26 e 27 de agosto a segunda edição do Seminário Interno da Pesquisa. Durante o evento foram apresentadas informações sobre os laboratórios de pesquisa (desafios, oportunidades e planejamento), ações do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-ILMD), dos programas de Iniciação Científica e de Pesquisador Visitante, Plataformas Tecnológicas, Coleções Biológicas, Sistema de Indicadores Institucionais, e dados do Escritório de Projetos.

A abertura do Seminário foi feita pela diretora do ILMD/Fiocruz Amazônia, Adele Benzaken, que destacou a importância do evento para compartilhamento das informações, atividades e planejamento de cada laboratório, núcleo e plataforma. “O Seminário da Pesquisa é uma oportunidade para que os pesquisadores apresentem e debatam as atividades desenvolvidas na Fiocruz Amazônia, além de nos oferecer uma visão ampliada de toda a pesquisa que é feita no Instituto”, comentou.

A mesma opinião foi compartilhada pela chefe do Laboratório de Diagnóstico e Controle de Doenças Infecciosas da Amazônia (DCDIA), Stefanie Lopes, que salientou a importância da atividade, “é um momento de conhecer as atividades de pesquisas feitas pelos colegas, permitindo um diálogo e percepção dos pontos convergentes para fortalecimento da pesquisa na Unidade”, ressaltou.

O pesquisador Rodrigo Tobias Lima, do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (Lahpsa), lembrou que “realizar um olhar sistematizado das ações de ensino, pesquisa e de inserção social é reafirmar nossa missão institucional em prol de uma ciência mais próxima da sociedade e que fortalece o SUS no Amazonas”, disse.

Sobre as Plataformas Tecnológicas foram apresentados os serviços disponibilizados às instituições de ensino e pesquisa e os trabalhos já realizados.

O Escritório de Projetos apresentou aos pesquisadores o serviço realizado para o apoio e gerenciamento de projetos de pesquisa institucionais.

O evento foi direcionado ao público interno do ILMD/Fiocruz Amazônia e transmitido pela Plataforma Teams.

SOBRE OS LABORATÓRIOS

A pesquisa no ILMD/Fiocruz Amazônia insere-se no âmbito da ciência, tecnologia e inovação, desenvolvida  nos  laboratórios da Unidade, a saber: Laboratório de Diagnóstico e Controle de Doenças Infecciosas na Amazônia (DCDIA), Laboratório Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde (DMAIS), Laboratório Ecologia de Doenças Transmissíveis na Amazônia (EDTA), Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA), Laboratório de Situação de Saúde e Gestão do Cuidado de Populações Indígenas e outros grupos vulneráveis (SAGESPI) e Laboratório Território, Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (TASS), além das Plataformas Tecnológicas, Coleções Biológicas e Núcleo de Inovação Tecnológica.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas